Coordenação de cursos para magistrados oferece quase 200 horas de aulas em 2021
Calendário de 2022 será aberto com curso presencial sobre Tutelas Provisórias
Arte: Carolina Amancio
“O resultado dos cursos realizados foi muito positivo. Atuamos em diversas áreas, como criminal, cível e empresarial, além da abordagem inédita e inovadora do curso sobre Direito e Literatura. Tivemos também os módulos do curso de formação de formadores e de tutores, em parceria com o Núcleo de Ensino a Distância (Nead), que sedimentam o caminho para que em 2022 tenhamos mais professores capacitados no Judiciário alagoano”.
É assim que o juiz André Parízio, coordenador de cursos para magistrados da Escola Superior da Magistratura (Esmal) resume o ano de 2021, no qual mais de 260 vagas para capacitações foram ofertadas para os magistrados do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). Foram oferecidos oito cursos ao longo do ano, que totalizaram 190 horas de aulas remotas.
Planejamento de 2022
Segundo o juiz André Parízio, o primeiro curso para magistrados na modalidade presencial já está programado. O tema será Tutelas Provisórias e ele será lecionado pelo desembargador Alexandre Freitas Câmara, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). A atividade acontecerá nos dias 3 e 4 de fevereiro.
Para o coordenador, o grande desafio para 2022 será encontrar um ponto de equilíbrio entre as capacitações presenciais e remotas. “Os colegas magistrados podem esperar várias opções de capacitação nos próximos meses, tanto presenciais quanto em formato de Ensino a Distância (EAD) com alguns encontros síncronos. Assim os magistrados conseguirão realizar as capacitações de acordo com as suas agendas de trabalho, sem interferir na produtividade. Teremos cursos sobre audiência de custódia, penas alternativas, improbidade administrativa, SAJ, liderança. Será um ano muito promissor”, anuncia o coordenador de cursos André Parizio.
Ascom Esmal/ TJAL MS e CA
imprensa@tjal.jus.br














