Presidente Klever sendo entrevistado pela equipe da Dicom. Foto: Caio Loureiro
Levantamento do Núcleo de Monitoramento de Mídia da Diretoria de Comunicação do TJAL mostra que 92% de todo o conteúdo sobre a Corte de Justiça publicado, em 2021, por veículos digitais alagoanos ou de outras regiões têm como origem o setor de assessoria de imprensa da instituição.
"De cada dez conteúdos, mais de nove são resultado do trabalho de apuração, edição e distribuição feito pelos profissionais da assessoria de imprensa do TJAL. O dado reflete um trabalho assertivo e focado em conteúdo de interesse coletivo", avalia Maikel Marques, diretor de Comunicação.
De 2.345 conteúdos localizados em diversos veículos, verificou-se que 36% (846 textos) informavam à sociedade alagoana sobre decisões judiciais em geral. A pesquisa mostra ainda que houve, por parte da imprensa local, maior aproveitamento de conteúdos sobre o primeiro grau de jurisdição.
"Constatamos mais de 570 conteúdos sobre temas como condenações por violação de direito do consumidor e sobre júris populares, por exemplo. Em sua maioria, esses conteúdos informam as pessoas sobre seus direitos, deveres e penalidades em caso de cometimento de crimes", completa o diretor.
As decisões de segundo grau, ou seja, da Presidência, das Câmaras Cíveis e da Criminal, também figuram no noticiário local e regional, representando 32% de todo o conteúdo sobre decisões judiciais. Trata-se de conteúdo enviado à imprensa numa linguagem simples e de fácil compreensão.
O levantamento também aponta para índice de 98% de conteúdo positivo sobre o TJAL. De janeiro a dezembro, constatou-se que apenas 2% do conteúdo continha alguma crítica ao Judiciário de Alagoas.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL MM