Mutirão 28/08/2009 - 15:03:23
Arapiraca recebe mais uma edição do Mutirão da Cidadania da Esmal
População do agreste alagoano tem acesso a diversos serviços oferecidos pela Justiça

A coleta de sangue para exames de DNA beneficiou cerca de 600 pessoas A coleta de sangue para exames de DNA beneficiou cerca de 600 pessoas Caio Loureiro

     O município de Arapiraca recebeu, nesta sexta-feira (28), o Mutirão da Cidadania, uma promoção da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal). Arapiraca é a sétima cidade a sediar o evento que também baneficiou as cidades de Campo Alegre, Feira Grande, Girau do Ponciano, Limoeiro de Anadia, São Sebastião, Teotônio Vilela, Traipu e Taquarana.

     O evento envolveu atividades destinadas aos servidores do Judiciário, à comunidade escolar e à população do agreste. Foram ofertados serviços de coleta de sangue para exames de DNA, além de palestras sobre o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa e do programa Cidadania e Justiça na Escola.

     Os exames para reconhecimento de paternidade são realizados através de um convênio entre o Poder Judiciário alagoano e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). “Fizemos cerca de 180 coletas de material genético para o exame de DNA, beneficiando aproximadamente 600 pessoas com o reconhecimento de paternidade”, explicou o professor Luiz Antônio Ferreira da Silva, chefe do Laboratório de DNA Forense da Ufal.

     Dando seguimento as ações do Programa Justiça e Cidadania na Escola, mais de 500 pessoas foram beneficiadas com a realização de palestras educativas.

     Os alunos da Escola Nossa Senhora do Bom Conselho receberam os juízes Isabelle Coutinho Dantas, Rodrigo Leite e Jhon Silas, que ministraram palestras sobre drogas, abordando também temas como abuso sexual e violência doméstica, ajudando a construir a formação dos jovens e adolescentes daquela cidade.

     “O Mutirão da Cidadania é o acesso à Justiça, e é isso que o Judiciário alagoano está promovendo para a população. Nós não podemos falar em cidadania sem promover essa oportunidade”, disse a juíza Fátima Pirauá, coordenadora de Projetos Especiais da Esmal.

     Em 11 de setembro, Palmeira dos Índios receberá a última etapa do Mutirão da Esmal, encerrando o calendário de mutirões proposto para 2009. Além de Palmeira dos Índios, a população das cidades circunvizinhas de Igaci, Maribondo, Quebrangulo e Anadia também será atendida.