PCJE realiza 36 ações on-line em 2021 e vídeos somam mais de 8 mil visualizações
Ações presenciais foram retomadas em outubro do ano passado, com a premiação do Concurso de Redações
Arte: Carolina Amancio
Poder Judiciário realiza 12ª edição do Natal Solidário da Esmal
“Quem bate em mulher, machuca a família inteira”, diz juíza Carolina Valões em live
Crianças e adolescentes de abrigo participam de ações de incentivo à leitura
Juíza Fátima Pirauá palestra em escolas sobre abuso sexual contra crianças
O Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), realizou 36 ações na modalidade virtual ao longo de 2021. Voltadas principalmente para alunos, professores e outros membros das comunidades escolares contempladas pelo programa, as atividades já somam 8.137 visualizações nas redes sociais onde foram compartilhadas: os perfis no Instagram do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e do PCJE, bem como o canal da TV Tribunal no YouTube.
Por conta do distanciamento físico recomendado como medida de prevenção à Covid-19, a maior parte das ações do PCJE em 2021 foi realizada on-line. A primeira ação do ano foi a live “Como cuidar da Saúde Mental em meio à pandemia”, realizada em março de 2021 no Instagram do TJAL. A ação contou com a psicóloga Vilma Victal e soma quase 1.200 visualizações.
A partir daí, o programa passou a realizar lives de maneira constante, abordando e debatendo os mais diversos e necessários temas, como combate à violência sexual, prevenção ao suicídio, exploração do trabalho infantil, entre muitos outros. Uma temática com bastante destaque foi a violência doméstica e familiar contra as mulheres, abordada em três momentos diferentes, todos com a condução da juíza Carolina Valões, atual coordenadora do PCJE.
Todas as lives podem ser assistidas no Instagram do PCJE, do Tribunal de Justiça, e no canal do TJAL no YouTube.
Poesia Viva na Escola
Além da série de lives realizadas ao longo de 2021, o PCJE também realizou de forma on-line o projeto Poesia Viva na Escola, em parceria com a Biblioteca Pública Graciliano Ramos. A ação foi feita em alusão ao dia do estudante e contou com uma série de vídeos curtos com alunos, crianças e adolescentes de ensino Fundamental e Médio, declamando poesias.
Os vídeos foram publicados diariamente e contaram com produções autorais, escritas pelos próprios alunos, de professores que são poetas, de membros da 'Confraria: Nós, Poetas' e também de outros autores.
Todos os vídeos realizados pelo Poesia Viva na Escola estão disponíveis no perfil do PCJE no Instagram.
Ações Presenciais
Em outubro de 2021, o Programa Cidadania e Justiça na Escola realizou a primeira atividade presencial na sede da Esmal, desde o início da pandemia: a premiação do VIII Concurso de Redações. O evento premiou 33 alunos de escolas públicas municipais estaduais, escritores de redações com o tema “Cidadania: educando e construindo valores”, tendo como base as lives realizadas pelo PCJE.
Ainda em outubro, a juíza Fátima Pirauá realizou palestras em duas escolas públicas de Maceió sobre abuso sexual contra crianças.
As atividades do programa foram além de Maceió, com uma ação de incentivo à leitura na na Unidade de Acolhimento do município de Cajueiro, com contação de histórias e oficina de poesias. Além disso, o juiz André Gêda realizou palestras a respeito de bullying e alienação parental em escolas de Arapiraca.
Encerrando o ano, também de forma presencial, o PCJE realizou o tradicional Natal Solidário, que presenteou 136 crianças de duas escolas públicas de Maceió: Escola Estadual Maria Rita Lyra de Almeida, localizada no bairro do Trapiche, e a Escola Municipal Audival Amelio, do sítio São Jorge.
Segundo a juíza Carolina Valões, coordenadora do Programa Cidadania e Justiça na Escola, foi extremamente gratificante encerrar o ano com o Natal Solidário, o “carro chefe” do PCJE.
Mauricio Santana - Esmal TJAL
imprensa@tjal.jus.br














