Setor médico orienta servidores para o caso de sintomas gripais
Departamento promove live nesta quarta-feira (26) para esclarecer questões sobre licenças médicas, diante do estágio atual da pandemia
Arte: Rafael Alves.
O Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) do Tribunal de Justiça de Alagoas fará uma live, nesta quarta-feira (26), a fim de orientar servidores e magistrados sobre licenças médicas, considerando o atual estágio da pandemia de Covid-19.
O encontro ocorre a partir das 9h, por meio da plataforma Zoom. Os esclarecimentos serão feitos pelo médico Georges Basile, diretor do DSQV, o médico do trabalho Tarciso Moreira, e o engenheiro de segurança Rodrigo Evaristo. A mediação será do repórter André Risco. Acesse aqui o link da transmissão.
Orientações
O DSQV orienta que, se o servidor tiver contato com pacientes gripados ou diagnosticados com Covid-19, deve comunicar ao chefe imediato e permanecer isolado por 5 dias. Não é preciso fazer um teste de Covid, nesse caso.
O servidor que apresentar sintomas gripais deve deixar de comparecer ao local de trabalho imediatamente, comunicar ao chefe e ficar isolado por 7 dias.
O servidor pode retornar ao trabalho presencial passados sete dias completos desde o início dos sintomas, caso esteja assintomático nas últimas 24h, no mínimo. Nestas condições, não é necessário fazer um teste de Covid para retornar. Caso os sintomas persistam, o afastamento será prolongado.
Para solicitar a licença médica, um teste positivo para Covid-19 é suficiente. O exame não é a única alternativa, pois um atestado médico também cumpre a função. A licença deve ser solicitada por meio do Sistema Administrativo Integrado (SAI).
O DSQV disponibiliza o número (82) 9-9323-6210, para contato exclusivamente por Whatsapp, para esclarecimentos de dúvidas e consultas remotas.
Há ainda os telefones do setor médico no Fórum da Capital: (82) 4009-3699; e na sede do Tribunal de Justiça: (82) 4009-3255.
Cuidados após o 7º dia
As pessoas que tiverem os sintomas gripais devem ainda tomar algumas medidas, mesmo após o fim dos sintomas e passados 7 dias. Até o 10º dia, é recomendado utilizar máscara bem ajustada ao rosto; evitar contato com pessoas imunocomprometidas ou portadores de algum fator de risco; evitar locais com aglomerações; e não comer perto de outras pessoas, já que a máscara é retirada nesse momento.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - IN
imprensa@tjal.jus.br













