Esmal 11/03/2022 - 10:32:27
Após dois anos de aulas online, Esmal promove curso presencial sobre liderança para magistrados
Capacitação segue até segunda-feira (14) e é conduzida pelo Procurador da República Marcial Duarte Coêlho

Foto cedida pelo grupo.

Com álcool em gel, máscaras, distanciamento e seguindo todos os protocolos sanitários pertinentes para o momento, a Escola Superior da Magistratura (Esmal) promove, após dois anos de aulas online, o seu primeiro curso presencial para magistrados. Trata-se da formação ‘Eficiência no Judiciário: liderança e gestão de pessoas em busca de resultados’, conduzida pelo Procurador da República, mestre em Direito Público e pós-graduado em Gestão de Pessoas, Carreira, Liderança e Coaching, Marcial Duarte Coêlho. 

O curso teve início na quinta-feira (10) com 16 inscritos e segue até segunda-feira (14). De acordo com o professor Marcial, o curso visa suprir a lacuna na formação dos juízes, que se preparam muito, desde o concurso público até o cotidiano nas Varas, para a atuação jurídica e pouco a gestão de pessoas.


Curso conta com exposições teóricas e variadas atividades práticas relacionadas ao cotidiano dos magistrados. Foto: Carolina Amancio

“Na prática do trabalho do magistrado, nos deparamos com muitas questões de ordem de gestão administrativa que são cada vez mais relevantes porque falar de liderança, de gestão de pessoas, é falar basicamente de comunicação e de relacionamento humano, elementos chaves para uma boa gestão de equipe e para a obtenção de resultados melhores e mais rápidos”, destaca o professor. 

Para o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, José Miranda Santos Júnior, que participa da formação, fazer um curso com esse tema presencialmente é muito mais interessante porque o só assim o professor pode aplicar dinâmicas que são mais eficientes dessa forma, o que facilita as trocas de conhecimento entre o grupo. Ainda segundo ele, com a vacinação em três doses, o uso de máscaras de proteção e outros cuidados, é possível se sentir seguro em encontros presencias. 

“Uma das funções dos juízes é coordenar, organizar. Quanto mais você se prepara para isso, melhor você atende a comunidade, que é o principal objetivo do Poder Judiciário”, enfatiza o juiz Miranda. 

Carolina Amancio - Ascom Esmal/ TJAL CA

(82) 2126-5378 - imprensa@tjal.jus.br