Mulher 15/03/2022 - 09:03:09
TJAL celebra lei que direciona casos de violência doméstica para juizados no interior
Solenidade será no Plenário da Corte, nesta quarta (16); ampliação de competência de sete juizados especiais entra em vigor nesta semana

Unidades com alteração aprovada (em vermelho) ou com projeto em tramitação (em azul). Unidades com alteração aprovada (em vermelho) ou com projeto em tramitação (em azul).

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) realiza uma solenidade em celebração à entrada em vigor da Lei nº 8.580/2022, que amplia a competência dos Juizados Especiais de sete comarcas, para que elas processem todos os casos de violência doméstica previstos pela Lei Maria da Penha do território em questão. A cerimônia será nesta quarta-feira (16), às 11h, no Plenário do TJAL.

A alteração abrange unidades de Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, Penedo, Rio Largo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos e União dos Palmares. A lei origina-se de uma proposta do próprio TJAL e entrará em vigor no dia 19 de março.

Novo projeto

Em sessão no dia 8 de março, o Pleno do Tribunal aprovou um anteprojeto de lei que altera a competência das segundas varas de Porto Calvo, Coruripe, e Marechal Deodoro.

O texto prevê que as três unidades deixem de receber todos os processos que seguem o rito dos juizados especiais, como acontece hoje, e passem a receber todos os casos da Lei Maria da Penha que cheguem à Comarca (competência privativa). A proposta será agora submetida à Assembleia Legislativa de Alagoas, para que possa ser apreciada e virar lei. 

 

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - IN
imprensa@tjal.jus.br