PCJE promove mesa-redonda e homenagens para mulheres que inspiram o programa
Evento presencial em alusão ao Mês da Mulher acontece segunda-feira (28), às 9h, no Café Literário da Esmal
Arte: Clara Almeida
A Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal), por meio do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), realiza uma mesa-redonda em celebração ao Mês da Mulher nesta segunda-feira (28), às 9h. O encontro presencial acontece no Café Literário da Esmal e é destinado a representantes de escolas municipais e estaduais, servidoras do Judiciário e das Secretarias de Educação do Estado e de Maceió, parceiras do programa.
Com o tema "Eu quero ser tudo o que sou capaz de me tornar", frase da escritora neozelandesa Katherine Mansfield, o evento terá como convidada Andréa Santa Rosa, servidora do Judiciário que mediará o diálogo sobre a construção social da identidade feminina. A celebração contará também com apresentação musical de Kezia Simone e Maria Lúcia Andrade.
Para a juíza Carolina Valões, coordenadora do PCJE, o Dia da Mulher e todo o mês de março são períodos de reflexão sobre o papel da mulher na sociedade.
“É uma época para se pensar em tudo o que já foi conquistado pelas lutas feministas, mas também no que ainda resta fazer. Nós mulheres somos plurais, brancas, negras, indígenas, héteros, lésbicas, cada uma com suas necessidades particulares. O tema da nossa roda de conversa é nos tornarmos aquilo que queremos e podemos: conscientes dessas opressões, buscando maneiras de superá-las”, conta a magistrada.
A juiíza Carolina afirma ainda que o verdadeiro empoderamento feminino é contribuir para que as mulheres reconheçam as opressões que recaem sobre elas, para que assim possam lutar contra esse sistema. “ Aproveitaremos o momento para homenagear mulheres que contribuíram para o sistema de justiça, em especial para o PCJE. São pessoas que passaram pela Esmal, pelo programa, e ainda as que não passaram pela Esmal e nem pelo programa, mas que têm reconhecida contribuição em questões tocadas pelo PCJE. Pessoas que, de alguma maneira, aproximaram o Judiciário da sociedade”, conclui Carolina Valões.
Mais informações podem ser obtidas com a equipe do PCJE pelo telefone (82) 2126-5371 ou pelo e-mail cje@tjal.jus.br.
Mauricio Santana - Ascom Esmal/ TJAL
(82) 2126- 5378 - imprensa@tjal.jus.br













