E-book orienta vítimas e discute legislação envolvendo violência doméstica
Material conta com a participação de cinco coautores, entre eles o juiz Alexandre Machado, do Juizado da Mulher de Arapiraca
Arte: Dicom TJAL
Auxiliar vítimas de violência doméstica e discutir a legislação que envolve o tema. Esses são os objetivos do e-book "Violência Contra a Mulher e a Dor do Silêncio", que conta com a participação de cinco coautores, entre eles o juiz Alexandre Machado, do Juizado da Mulher de Arapiraca.
No material, que pode ser baixado aqui, o magistrado, juntamente com a psicóloga Francielle Santos Dias e a assistente social Jaqueline da Silva Lima, apresenta o mapa da violência doméstica e familiar contra a mulher em Arapiraca, elaborado com base nas medidas protetivas concedidas em 2020. O estudo mostrou que, naquele ano, 73% dos agressores eram ex-companheiros das vítimas.
Coordenado pela advogada Paula Tainá Silva Tenório Cavalcante, e tendo também como participante o juiz federal Paulo Henrique da Silva Aguiar, o livro aborda ainda a origem da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), discute o ciclo da violência, a subnotificação dos casos e o papel das medidas protetivas de urgência. O e-book explica também as formas de violência e traz os telefones para os quais as vítimas podem ligar, como o 190 (Polícia Militar) e o 180 (Central de Atendimento à Mulher).

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL DS
imprensa@tjal.jus.br














