Memória 01/04/2022 - 16:43:15
Estudantes de Direito da Uninassau visitam Centro de Cultura e Memória do Judiciário
Espaço funciona de segunda a sexta, das 8h às 13h; visitas à tarde podem ser realizadas mediante agendamento

Estudantes conheceram um pouco da história do Judiciário alagoano durante visita ao CCM. Estudantes conheceram um pouco da história do Judiciário alagoano durante visita ao CCM. Foto: Adeildo Lobo

Cerca de 50 estudantes do curso de Direito da Uninassau visitaram o Centro de Cultura e Memória do Poder Judiciário de Alagoas, nesta sexta-feira (1º). Os alunos conheceram o acervo do CCM, aberto ao público desde agosto do ano passado.

"Adorei o espaço reservado aos juristas alagoanos. Como estudante de Direito é revigorante ver as togas, os documentos, as fotografias", contou Brenda Oliveira, aluna do 7º período. 

Os estudantes tiveram a oportunidade ainda de ouvir explicações sobre o regimento interno e o funcionamento do Poder Judiciário estadual. A palestra foi proferida pela servidora Margarida Melo, secretária da 1ª Câmara Cível do TJAL.

O desembargador Tutmés Airan acompanhou a visita e destacou a importância do Centro de Cultura e Memória do Judiciário. "É um museu que está sendo copiado Brasil afora, para o nosso orgulho. Ele mostra uma parte relevante da Justiça de Alagoas e da própria história de Alagoas e da República", afirmou.

O CCM funciona no prédio histórico do Tribunal de Justiça, na Praça Deodoro, no Centro. O local está aberto de segunda a sexta, das 8h às 13h. Visitas à tarde podem ser realizadas mediante agendamento, segundo a diretora do museu, Irina Costa.

"O agendamento pode ser feito pelo e-mail ccmtjal@gmail.com. Recebemos grupos e fazemos visitas guiadas também. O museu do TJAL é o mais moderno de Alagoas e um dos mais modernos entre todos os tribunais do país", destacou.

Os alunos foram supervisionados pelo professor Vitor Montenegro, coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da Uninassau.

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL DS
imprensa@tjal.jus.br