Tv Tribunal destaca o primeiro ano do 'App Não', criado para combater a violência doméstica
Ferramenta tem o apoio do TJAL e já atendeu mais de 90 vítimas; edição mostra ainda a posse dos novos juízes de Alagoas
Com o apoio do Judiciário, um aplicativo de combate à violência doméstica desenvolvido por estudantes de Direito de Palmeira dos Índios completou seu primeiro ano de funcionamento. E, em doze meses, o "App Não" conseguiu atender 92 vítimas e tem sido um importante reforço para auxiliar mulheres de Alagoas e de outros estados a se libertarem do ciclo da violência. O repórter André Risco esteve no município e mostra como essa iniciativa tem dado certo e como pretende evoluir nos próximos anos.
Mais da metade dos novos juízes aprovados no concurso público concluído em 2021 pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) tomou posse em cerimônia conduzida pelo presidente Klever Loureiro. Inicialmente doze magistrados foram convocados para suprir a carência de algumas comarcas do interior que estão assoberbadas. Depois, no segundo semestre, o presidente pretende empossar os outros oito aprovados no certame.
O "Em Dia com a Justiça" também destaca o julgamento do réu Daniel Galdino, acusado pela chacina de Guaxuma. Ele foi levado a júri popular, absolvido por insuficiência de provas e solto após passar sete anos na prisão. Para quem continua cumprindo pena, o TJAL assinou um termo de cooperação com a Secretaria de Estado da Ressocialização para ampliar as oportunidades de trabalho para reeducandos. De acordo com o documento, os detentos devem ser beneficiados a partir de cursos que serão ofertados em diversas áreas, como construção civil e confeitaria e, assim, estarão capacitados para ingressar no mercado ou abrir o próprio negócio depois que ganharem a liberdade.
E em comemoração ao Mês da Mulher, a Escola Superior da Magistratura (Esmal) realizou um evento todo especial com música, informação e homenagem a mulheres de destaque na sociedade alagoana, como a juíza Fátima Pirauá. A TV Tribunal acompanhou os detalhes.
Além do portal do TJAL, é possível acompanhar esta edição do "Em Dia com a Justiça" pelo Youtube ou Instagram. O programa também pode ser visto de segunda a sexta, às 9h, na TV Cidadã (canal 35.2 da TV Aberta ). Na TV Educativa (canal 6 da TV aberta), o informativo é veiculado às 9h, também de segunda a sexta-feira. Na TV ALE (Canal 7 da Claro TV), todos os dias às 7h, 14h45 e 19h45.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br













