PCJE se reúne com gestores da Educação para apresentação do plano de atividades de 2022
Encontro online reuniu gestores de escolas e equipes da Seduc e da Semed
Foto cedida pela equipe do PCJE.
A equipe do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) se reuniu com os gestores das escolas que serão contempladas pelo programa em 2022 para discutir o plano de atividades para o ano letivo. A reunião também contou com a presença de representantes da Gerência Regional de Educação (Gere), Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Esse ano, com o tema “Informação: um grande aliado para o exercício da cidadania”, o programa busca fomentar nos estudantes o desejo pela informação, adquirindo conhecimentos e defendendo suas posições e direitos para que sejam cidadãos participantes e ativos no meio social em que vivem.
Tendo em vista a pandemia de Covid-19, as ações realizadas nas escolas, como palestras, debates e mesas redondas, acontecerão no formato híbrido. Entre as temáticas abordadas nessas ações, estão: violência doméstica, saúde mental, prevenção/combate ao bullying e diversidade sexual e de gênero.
Na última etapa das ações de 2022, estão o Concurso de Redações e o Natal Solidário, ambos a serem realizados presencialmente, porém com possível restrição do público, a depender dos números relacionados ao coronavírus.
Para o Concurso de Redações, caso os números da Covid-19 estejam controlados, o evento contará com todos os estudantes e profissionais da educação. Em caso de restrição de público, estarão presentes apenas os alunos e professores premiados.
Já no Natal Solidário, os presentes serão entregues reunindo todas as crianças contempladas em um dia comemorativo na sede da Esmal. Não sendo possível, a entrega ocorrerá nas escolas, visando evitar aglomerações.
O Programa Cidadania e Justiça na Escola busca aproximar o Poder Judiciário de estudantes de esco0las públicas, principalmente os que se encontram em situação de vulnerabilidade social. As escolas contempladas para 2022 serão:
- Da rede estadual: Escola Estadual Professora Anaias de Lima Andrade; Centro Estadual Cyro Accioly; Escola Estadual Professor Mário Broad; Escola Estadual Professor Edmilson de Vasconcelos Pontes; Escola Estadual Princesa Isabel e Escola Estadual Professor José da Silveira Camerino.
- Da rede municipal: Escola Municipal Professor Antídio Vieira; Escola Municipal Zumbi Dos Palmares; Escola Municipal Doutor Pompeu Sarmento; Escola Municipal Dr. José Haroldo da Costa; Escola Municipal Silvestre Péricles e Escola Municipal Tradutor João Sampaio.
Mauricio Santana - Ascom Esmal/TJAL
(82) 2126-5378 - imprensa@tjal.jus.br













