Núcleo Socioambiental do TJAL implanta coleta seletiva no Fórum de Arapiraca
Material reciclável será destinado à Associação dos Catadores de Arapiraca (Ascara), cooperativa que gera renda a 14 famílias
O Fórum de Arapiraca passa a ter coleta seletiva a partir desta segunda-feira (18). Essa é a primeira comarca do interior a contar com o serviço, que já funciona na sede do Tribunal de Justiça (TJAL), no Fórum de Maceió, na Escola da Magistratura (Esmal) e na Corregedoria (CGJ).
A coleta interna será feita pelos profissionais da limpeza do Fórum, que passaram por capacitação nas últimas semanas. Servidores também poderão contribuir levando papel, papelão e garrafas pet, por exemplo. Os materiais serão pesados e, posteriormente, encaminhados à Associação dos Catadores de Arapiraca (Ascara), cooperativa que gera renda atualmente a 14 famílias.
"A pesagem da coleta interna será feita diariamente. Já a da coleta externa ocorrerá às segundas e nos dias após os feriados, das 7h às 9h", explicou o coordenador do Núcleo Socioambiental do TJAL, Alexandre Caiado. Ainda segundo ele, foi feita uma sensibilização com a equipe da limpeza e com cada interlocutor das varas.
Para a servidora Marlyane Vanderlei, chefe de secretaria da 3ª Vara de Arapiraca, as informações passadas foram importantes. "Tivemos orientação do pessoal de Maceió e aqui na unidade já separamos uma lixeira para lixo orgânico e outra para latas, garrafas e papel amassado. É uma iniciativa que faz com que a gente tenha uma consciência maior sobre nosso consumo e sobre como cuidar do lixo. Temos que ter responsabilidade para cuidar do lixo", afirmou.
Nas próximas semanas, será instalada no Fórum de Arapiraca uma fragmentadora de documentos. Equipamento semelhante já funciona no TJAL desde outubro do ano passado.
Ainda segundo o coordenador do Núcleo Socioambiental do TJAL, o próximo passo é estender a coleta seletiva para Palmeira dos Índios. "Atualmente estamos em processo de credenciamento da cooperativa", destacou.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL DS
imprensa@tjal.jus.br













