Tutmés Airan reforça importância do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos
Iniciativa faz parte de acordo celebrado entre Tribunal de Justiça de Alagoas e Secretaria Estadual da Educação
Tutmés Airan é coordenador de Direitos Humanos do TJ de Alagoas. Foto: Caio Loureiro
Em artigo publicado no jornal Tribuna Independente, nesta terça (19), o desembargador Tutmés Airan destacou a importância do acordo firmado entre o Tribunal de Justiça (TJAL) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para implementação do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos (PEDH). Segundo o desembargador, trata-se de um acordo de cooperação inédito no país, "em prol da dignidade da pessoa humana".
Airan, que está à frente da Coordenadoria de Direitos Humanos do TJAL, reforça que um dos principais objetivos do Poder Judiciário é a salvaguarda desses direitos. "Não é sem razão que a Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026 estabeleceu o macrodesafio da garantia dos direitos fundamentais", afirma.
Para o desembargador, o desenvolvimento de uma política de Estado de educação em direitos humanos, como previsto no acordo, é fundamental porque cria ambiência para a proliferação de uma cultura de paz, alicerçada na reverência absoluta à vida e ao planeta.
"A pensadora Hannah Arendt, na sua obra 'Entre o Passado e o Futuro', destaca o papel da educação como ferramenta para decidirmos se amamos suficientemente o mundo, assumindo a responsabilidade por ele, compromisso que, enfim, deve envolver, sobretudo, os jovens estudantes de hoje".
Ainda de acordo com o desembargador, o PEDH foi construído por muitas mãos e envolveu diversos órgãos do Executivo estadual, além instituições de ensino e pesquisa, como a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e a Universidade de Ciências da Saúde (Uncisal).
"Que esse esforço conjunto possa gerar frutos preparando as gerações que virão para a luta permanente pelo direito de ter direitos", reforça Tutmés.
Confira o artigo na íntegra.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL DS
imprensa@tjal.jus.br













