Alunos do curso de Mecânica do IFAL visitam Plenário e Centro de Cultura e Memória do TJAL
Estudantes puderam conhecer a estrutura do prédio e a história do Poder Judiciário alagoano
Estudantes durante a visita no Pleno do TJAL. Foto: Adeildo Lobo
Na tarde dessa quarta-feira (27), 21 alunos do 3º ano do ensino médio do curso de Mecânica do Instituto Federal Alagoas (IFAL) visitaram o Plenário do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e o Centro de Cultura e Memória (CCM). Os estudantes conheceram a estrutura do prédio e o acervo que conta a história do Poder Judiciário alagoano.
A secretária da 1ª Câmara Cível, Margarida Melo, conduziu os alunos pelo Plenário do TJAL. “Para que eles pudessem entender como a Justiça alagoana chegou no atual estágio, eu conversei com eles no Plenário, apresentando a estrutura modernizada, para que a partir daí eles tomassem conhecimento do processo de construção da Justiça”, explicou.
Para a estudante Luana Lacerda, 19 anos, a experiência foi enriquecedora. “Eu gostei muito porque a gente pôde conhecer a estrutura e ter acesso a toda a história do nosso estado. Fiquei admirada em conhecer figuras que lutaram pela história de Alagoas. Além de tudo, o museu é bastante acolhedor”, contou.

Alunos também conheceram o Centro de Cultura e Memória do TJAL. Foto: Adeildo Lobo
O professor de filosofia, Fábio Soares, supervisionou os estudantes durante a visita e destacou a oportunidade que os alunos tiveram de ter uma dimensão mais ampla do que é ensinado em sala de aula. “Eu acho significativo para a formação cidadã dos alunos, de poderem conhecer a história e o processo de transformação do estado, da formação e consolidação do Poder Judiciário. Aqui eles tiveram várias dinâmicas de sensibilização, com imagens e vídeos interativos, que dentro da sala de aula a gente não consegue alcançar”, disse.
O CCM funciona no prédio histórico do Tribunal de Justiça, na Praça Deodoro, no Centro. O local está aberto de segunda a sexta, das 8h às 13h. Visitas à tarde podem ser realizadas mediante agendamento pelo e-mail ccmtjal@gmail.com.

Alunos do IFAL na fachada do CCM. Foto: Adeildo Lobo













