Corregedoria 29/04/2022 - 10:15:21
CGJ/AL estuda mecanismos para agilizar audiências de custódia
Encontro realizado com representantes da Segurança Pública teve o objetivo de discutir o aperfeiçoamento de ações e dar celeridade aos processos criminais

Foto: Niel Rodrigues Foto: Niel Rodrigues
As tratativas para elaboração de um ato conjunto entre o Judiciário de Alagoas e as Polícias Civil e Militar, visando aprimorar a atuação das instituições, foram definidas em reunião, nesta quinta-feira (28), na Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ/AL).

De acordo com o Corregedor-Geral da Justiça, Des. Fábio José Bittencourt Araújo, o estreitamento da relação do Poder Judiciário com a força policial é fundamental para dinamizar e aperfeiçoar as ações, assim como melhorar o trâmite dos processos criminais. 

Na ocasião, os Magistrados Auxiliares Dr. Anderson Santos dos Passos e Dra. Renata Malafaia Vianna dialogaram com o Delegado-Geral da Polícia Civil, Dr. Carlos Alberto Rocha Fernandes Reis, e com o Secretário de Segurança Pública do Estado, Coronel Elias Silva de Oliveira.

“Tivemos uma reunião com a Segurança Pública para estreitar essa ligação, ter um contato próximo para realização das atuações conjuntas, inclusive, com relação às audiências de custódia, às investigações, aos equipamentos virtuais que são utilizados pelos policiais para concretização das audiências por videoconferência”, destacou Anderson Passos.

Para Carlos Reis, a Polícia Civil alagoana, ou qualquer outra polícia no mundo, não consegue fazer o seu devido trabalho sem o apoio e suporte imprescindível do Judiciário. Um novo encontro com a presença dos delegados será realizado para alinhar situações referentes à realização das audiências de custódia.

“Vamos esclarecer pontos para agilizar as audiências de custódia em todo o território estadual e fazer com que todos os Juízes, de todas as comarcas, tenham acesso o mais rápido possível às autoridades policiais para realização dessas audiências, que, inclusive, é uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça e é uma demanda que todos precisam seguir. Logicamente, o advento da tecnologia vai agilizar esse processo”, disse Carlos Reis.

Leonardo Ferreira - Ascom CGJ/AL
imprensacgj@tjal.jus.br - (82) 4009-3826 | (82) 99104-9842