Caravanas da Liberdade 05/05/2022 - 15:30:11
'Caravanas em Defesa da Liberdade Religiosa' discute regularização de terreiro de candomblé
Coordenador de Direitos Humanos do TJAL, desembargador Tutmés Airan, destacou a importância de proteger os locais de culto religioso

Caravanas em Defesa da Liberdade Religiosa discute regularização de terreiro

O desembargador Tutmés Airan de Albuquerque, coordenador de Direitos Humanos (CDH) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), discutiu, nesta quinta-feira (05), com a sacerdotisa do candomblé, mãe Mirian, a possibilidade de regularização fundiária do terreno onde está localizado o terreiro Nifé Omi Omo Posú Betá, na Ponta da Terra. O estudo será realizado por meio do projeto Caravanas em Defesa da Liberdade Religiosa, lançado em novembro de 2019.  

De acordo com o desembargador, o projeto tem como objetivo combater a intolerância religiosa, conscientizar as pessoas sobre a liberdade de crença, garantir os direitos humanos e cidadania, além de proteger os locais de cultos religiosos.

“O propósito é que a gente possa regularizar juridicamente um dos terreiros mais antigos e importantes do estado. Nós temos o programa Em Defesa da Liberdade Religiosa e dentro dele tem um capítulo que prevê esse tipo de ação do Poder Judiciário. Nós recebemos com muita honra e satisfação a mãe Mirian que veio nos pedir ajuda e nós estamos de braços abertos para ajudar”, disse o coordenador Tutmés Airan.

Com cerca de 75 anos de axé, mãe Mirian já sofreu com denúncias de vizinhos por causa das celebrações religiosas, sofreu agressões e teve objetos incendiados e terreiro depredado. Em 2007, a mãe Mirian resgatou uma tradição baiana, criando o primeiro e único, que se tem registro, do samba de roda em terreiro nas Alagoas chamado K’Posú Betá. Aos 87 anos, a sacerdotisa quer garantir o futuro do terreiro.

“Primeiramente quero agradecer a essa casa e a esse grande homem, desembargador Tutmés. Estamos procurando por ajuda da Justiça para regularizar o Ilê Nifé Omi Omo Posú Betá, localizado na Ponta da Terra”, comentou.

Também participaram da reunião o secretário da Coordenadoria de Direitos Humanos, Pedro Montenegro, a filha da mãe Mirian, Sônia Maria da Costa e o cantor Igbonan Rocha. 


Diretoria de Comunicação – Dicom TJAL - RF