Memória 20/05/2022 - 13:11:47
Ação educativa a alunos do ensino médio encerra a 20ª Semana Nacional de Museus
Estudantes da rede pública observaram o acervo histórico do Centro de Cultura e Memória do Poder Judiciário (CCM) e assistiram a palestra

Margarida Melo palestra pra estudantes no Plenário do Tribunal de Justiça. Margarida Melo palestra pra estudantes no Plenário do Tribunal de Justiça.

Alunos do ensino médio da Escola Estadual Princesa Isabel e da Escola Municipal Pompeu Sarmento visitaram o Centro de Cultura e Memória do Poder Judiciário (CCM), nesta sexta-feira (20). Além de contemplar o acervo do CCM, os 50 alunos assistiram a uma palestra sobre a organização do judiciário alagoano, no Plenário do Tribunal de Justiça de Alagoas.

A visita dos estudantes faz parte da ação Escola Vai ao Museu, do CCM em parceria com o Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), e encerra a 20ª Semana Nacional de Museus.

A palestra apresentada pela Secretária da 1ª Câmara Cível, Margarida Melo, mostrou aos estudantes a organização do Tribunal, curiosidades sobre a função do Costurador, que atualmente não existe mais, e a adaptação do Judiciário ao longo do tempo.

“Esses meninos nunca viram aquela máquina de escrever, e hoje o processo é todo virtual, antes eram processos físicos. Nós tínhamos a figura do costurador, era aquele servidor que ao receber uma petição, ele descosturava o processo, anexava aquela peça processual e costurava. São esse tipo de curiosidades que trouxemos para eles”, explicou Margarida.

O aluno Caio Vinicius, do 1º ano do ensino médio da escola Princesa Isabel, disse que a visita foi inspiradora. “Está sendo uma experiência muito boa, muito diferente, até inspiradora, porque é algo que inspira você a querer chegar onde essas pessoas conseguiram alcançar. Eu tinha muito interesse pelo Direito, agora meu interesse aumentou muito mais”, disse.

Irina Costa, diretora do CCM, explicou que a programação da semana objetivou aproximar o público à história do Judiciário alagoano. “Nós tivemos a inauguração da semana com a exposição "Liberdade sempre: memórias da escravização do século XIX", tivemos uma palestra sobre bastidores do museu, a educação patrimonial e como foi feito o museu, e agora temos essa palestra com o ensino médio”, disse Irina.

A juíza Carolina Valões, coordenadora do PCJE, afirmou que a realização da palestra proporcionou aos alunos uma aula excepcional. “É um programa que aproxima o Poder Judiciário dos estudantes da rede pública, mas não só por intermédio da palestra jurídica, também por intermédio de arte, cultura, música, poesia e artistas locais”.


Mark Nascimento - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br