Rodas de conversa sobre adoção marcam programação do TJAL no Maceió Shopping
Profissionais que atuam na área explicaram várias curiosidades sobre o tema ao público; confira a programação para os próximos dias
O público do Maceió Shopping pôde participar, nesta segunda-feira (23), rodas de conversas sobre adoção com profissionais que atuam na área. O 11º Encontro Estadual de Adoção acontece até esta quarta-feira (25), data em que é comemorado o Dia Nacional da Adoção.
Foram debatidos os temas “Toda criança em abrigo vai ser adotada?”, com Larisse Coimbra, psicóloga do Lar de Amparo à Criança para Adoção (LACA), “Caminhos da Adoção: da habilitação até a chegada da criança”, com Jussara Pacheco, coordenadora da Equipe Técnica da 28ª Vara Infância e Juventude, “A importância do cuidado à saúde mental materna”, com Regina Japiá psicóloga e mãe por adoção, e “Quero adotar uma criança ou adolescente. O que fazer?” com a promotora de Justiça de Porto Real do Colégio, Ariadne Dantas.
Programação
Dia 24.05 (terça-feira)
Rodas de conversa
10h - Infância e Juventude - O que leva uma família a perder o Poder Familiar? (Dra. Jheise Gama - Promotora de Justiça da 28ª Vara Infância e Juventude)
11h - Preconceitos em relação a origem biológica (Camila Loiola - psicóloga da 28ª Vara Infância e Juventude)
13h - Conheço alguém que quer dar o filho, posso adotar? (Myrna Oliveira - psicóloga 28ª Vara Infância e Juventude)
14h - Posso visitar crianças que estão em uma instituição de acolhimento (abrigo)? (Rafaela Monteiro - Assistente Social da Instituição de Acolhimento Rubens Colaço)
15h - Como funciona o grupo de apoio à adoção? Representantes do GAAAL
16h - SNA - O que é a fila da adoção? (Hamilton Azevedo - Secretário da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude)
17h - Estou habilitado/a, o que fazer enquanto espero meu/minha filho/a? (Denise Barros psicóloga do Lar Batista Marcolina Magalhães)
18h - Reunião do Grupo de apoio à adoção de Alagoas - GAAAL
20h - Trâmites do processo de adoção (Mariana Navarro - advogada e mãe por adoção)
Dia 25.05 (quarta-feira)
Rodas de conversa
10h - Quero adotar uma criança ou adolescente. O que fazer? (Gleissyan Sampaio - assistente social 28ª 28ª Vara Infância e Juventude)
11h - Caminhos da Adoção: da habilitação até a chegada da criança (Priscilla Azevedo, assistente social da 28ª Vara Infância e Juventude);
14h - Projeto de Apadrinhamento (Fátima Malta, psicóloga da 28ª Vara Infância e Juventude);
15h - Importância da rede de apoio na adoção (Elisângela Ferreira - assistente social da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude)
16h - Conheço alguém que quer dar o filho, posso adotar? (Milena Ferro - assistente social da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude)
17h - SNA - O que é a fila da adoção? (Hamilton Azevedo - Secretário da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude)
19h - LIVE: Parentalidade Adotiva: caminhos possíveis
Subtemas:
1. Adoção Segura e para sempre: abordar riscos de uma adoção irregular (intuitu personae e “à brasileira”); Fátima Pirauá - Coordenadora da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude e Juíza de direito da 28ª Vara Infância e Juventude
2. A quem atende o instituto da adoção? Expectativas e realidade Jussara Pacheco - Coordenadora da Equipe Técnica da 28ª Vara Infância e Juventude
3. Adoções Necessárias: aproximando postulantes/pretendentes à adoção de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional (Busca Ativa e Projeto Padrinho): Fátima Malta - Psicóloga da 28ª Vara Infância e Juventude
4. Famílias reconfiguradas no contexto da adoção – a construção dos vínculos. Romina Duque Porto – mãe de João Gustavo (8 anos) e Ticiana Leal Leite Buarque – mãe de João Lucas (7 anos) e Davi (2 meses)
Após a live teremos representantes do GAAAL falando como funciona o grupo de apoio à adoção;
Após a live teremos a Dra. Jheise Gama - Promotora de Justiça da 28ª Vara Cível da Capital - Infância e Juventude esclarecendo dúvidas acerca do processo de adoção.
Diretoria de Comunicação – Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br













