Conciliação 27/05/2022 - 13:34:21
Centro de conciliação da Justiça no Maceió Shopping promove ação de conscientização
Situações relacionadas a pensão alimentícia, a divórcio e direito do consumidor, por exemplo, podem ser resolvidas sem ação judicial

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) que funciona dentro do Maceió Shopping promove uma ação de conscientização para o público que transita no local durante esta sexta-feira (27).

Além de divulgar a possibilidade de resolver conflitos de forma simples, gratuita e segura, a ação oferece um atendimento inicial para quem tem alguma situação para conciliar, evitando a abertura de um processo judicial. A ação segue até as 17h, e no período da tarde alunos de direito da Faculdade Delmiro Gouveia farão simulações de conciliações.

O desembargador Tutmés Airan, coordenador-geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Judiciário de Alagoas, esteve no local para acompanhar o início dos trabalhos. 

“Montamos aqui um Cejusc e para que ele funcione como deve, as pessoas precisam saber da sua existência e para quê serve. É um serviço importante porque resolve os conflitos num nível de rapidez muito maior do que o método comum. Muitas vezes você troca anos ou meses ou dias” disse Airan.


Conciliadora Janaína, à direta, orienta senhoras que transitavam no Shopping. Foto: Caio Loureiro.

A juíza Lívia Mattos, coordenadora do Cejusc do Shopping, também enxerga a necessidade de ampliar a familiaridade da população com os Centros de Conciliação, onde é possível resolver disputas menos complexas com ou sem a participação de um advogado.

“Me parece que as pessoas não conhecem muito ainda. A ideia é desburocratizar, é informalizar, é fazer a resolução de uma maneira mais simples. As pessoas podem vir diretamente até o Cejusc e relatar a sua situação relacionada a pensão alimentícia, a divórcio, questões consumeristas, e isso pode ser resolvido de uma maneira bastante informal”, ressaltou a magistrada.

Casos como o de Sara Dayane, que tem um divórcio pendente há cinco anos, podem chegar a um desfecho em um Cejusc. Ela viu a juíza Lívia Mattos na TV falando sobre o assunto, e não hesitou em ir ao shopping nesta manhã.

“Não sabia da existência desse Cejusc, fiquei sabendo hoje de manhã. Vi a reportagem e vim direto pra cá. O atendimento é nota 10, todo mundo me acolheu super bem e espero que o meu divórcio saia o mais rápido possível”, comentou Dayane.

Funcionamento

O Cejusc do Maceió Shopping fica na área do Centro Médico, próximo também à Faculdade Damásio. Nas segundas, quartas e sextas, o Centro funciona entre 13h e 19h. Nas terças e quintas, o atendimento ocorre no Já (Central de Atendimento ao Cidadão), das 8h às 14h. 


Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - IN
imprensa@tjal.jus.br