Esmal 03/06/2022 - 14:45:44
“Temos o direito de viver em um ambiente saudável e sustentável”, afirma Virginia Miller em ação do PCJE
Bióloga ministrou palestra sobre meio ambiente para estudantes de escolas públicas no auditório da Esmal

“Precisamos saber que temos o direito de usufruir de um meio ambiente ecologicamente equilibrado e de ter uma qualidade de vida sadia, assim como também temos responsabilidades sociais para fazer isso possível”. A fala é da bióloga e professora Virgínia Miller, durante a palestra “Preservação e Conservação Ambiental no Brasil”, que ocorreu nesta sexta-feira (3), no auditório da Escola Superior da Magistratura  (Esmal).

A bióloga Virgínia Miller falou aos estudantes sobre preservação e conservação ambiental. Foto: Mauricio Santana

A ação foi direcionada a estudantes da 9º ano do ensino fundamental e da 1ª série do ensino médio, com idades entre 13 e 17 anos, alunos da Escola Municipal Prof. Antídio Vieira, da Escola Estadual Prof. Anaias de Lima Andrade e do Centro Estadual Cyro Accioly, especializado para pessoas com deficiência visual. O momento foi promovido pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE). 

“Trazer essa pauta por meio do programa é muito pertinente ao momento que estamos vivendo. Essa discussão serve para eles saberem o quanto é necessário preservar o meio ambiente, assim como aprenderem a cobrar dos governantes”, pontuou Luzia Rodrigues, integrante da equipe do PCJE. 

Luzia Rodrigues, psicopedagoga e integrante da equipe do PCJE. Foto: Mauricio Santana

A bióloga Virginia Miller deu início à palestra afirmando  que todos merecem viver num ambiente com qualidade de vida, sendo obrigação do governo oferecer essa condição. Ela citou como exemplo as pessoas que perderam as casas por conta das chuvas, situação ocorrida pela precariedade nos serviços de drenagem urbana. 

“Apesar de termos nossas responsabilidades individuais em relação ao meio ambiente, uma grande parcela da população necessita também de políticas públicas, o que infelizmente está em falta. Precisamos cobrar, pois além dos deveres, também temos direitos”, instruiu a profissional aos estudantes.

Virgínia Miller explicou aos estudantes sobre seus direitos e deveres para com a preservação do meio ambiente. Foto: Mauricio Santana

Afirmando que o protagonismo juvenil é essencial para as mudanças do mundo, a bióloga apresentou aos estudantes a ideia de escola sustentável. Segundo ela, a implementação é possível tendo cinco eixos como base: pesquisa; união de conhecimentos científicos e saberes tradicionais regionais; parcerias com meios locais para auxílio; intervenções para adequar espaços seguros e sustentáveis; e priorização do que for mais urgente e possível de ser feito. 

 Foto: Mauricio Santana

Ao fim da palestra, Virgínia Miller afirmou que o mundo vive uma “crise de antropocentrismo”, na qual o homem se vê como centro de tudo e visa apenas o lucro. 

Após concluir a fala, a profissional respondeu dúvidas dos alunos. Para Samuel Widemarques, de 15 anos, nunca é cedo demais para falar sobre sustentabilidade. 

“A gente pode ser muito jovem, mas não quer dizer que não nos importamos com esse tema. As pessoas acham que a gente só quer saber de internet, mas nós estamos preocupados com o mundo que vamos viver quando formos adultos”, afirmou o aluno da Escola Prof. Anaias de Lima. 

Samuel Widemarques, estudante da 1ª série do ensino médio. Foto: Mauricio Santana

O professor de língua portuguesa de Samuel, Evânio Lima de Matos, concordou com a posição do estudante sobre a importância do tema. 

“Essa temática promove várias reflexões sobre o convívio de cada um em sociedade. A parceria da Esmal com nossa escola motiva ainda mais os nossos estudantes a olhar o futuro com um olhar mais esperançoso”, concluiu o docente.

Mauricio Santana - Esmal TJAL

imprensa@tjal.jus.br