Conciliação 06/07/2022 - 16:42:54
Centro de conciliação na Uneal agiliza resolução de conflitos
'Pensei que demoraria entre 30 e 90 dias, mas em 15 dias já vou ter a resolução do meu problema', contou servidor público que procurou o Cejusc, no bairro do Poço

Centro de conciliação na Uneal agiliza resolução de conflitos

O servidor público Luiz Emanoel procurou o Centro Judicial de Solução de Conflitos (Cejusc) que funciona na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), no Poço, para resolver questões envolvendo divórcio e pensão alimentícia. Ele deu entrada no pedido de conciliação e disse que seu caso vem sendo resolvido de forma mais rápida do que imaginava.

"Eu pensei que demoraria entre 30 e 90 dias, mas em 15 dias já vou ter a resolução do meu problema", contou. 

Desde que passou a funcionar, em abril deste ano, o Cejusc da Uneal realizou 15 audiências de conciliação e mais de 40 atendimentos (presenciais ou por telefone). O índice de acordos obtido até o momento é de quase 100%. "Temos feito acordos em todas as audiências que chegaram aqui. Somente em uma, de uma relação de consumo, que não houve entendimento entre as partes", contou a mediadora Fabiane Carvalho, em entrevista à TV Tribunal. 

A diretora do campus da Uneal, Ilda Acioly, destaca que as audiências contam com a colaboração de estudantes de Direito. "Temos uma escala de alunos, onde eles passam a fazer a formação acadêmica dentro das salas de audiências do núcleo, fazendo atendimento tanto na triagem quanto na questão da condução como co-mediadores", disse.

O Cejusc atende demandas relacionadas a direto do consumidor e contendas de direto de família, como divórcio, guarda e pensão alimentícia. O objetivo é evitar que os casos ingressem na Justiça. Para o coordenador-geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJAL, desembargador Tutmés Airan, a conciliação é a melhor forma de garantir celeridade na solução dos conflitos. 

"As vantagens dos Centros de Conciliação são evidentes. Primeiro, porque diminui o tempo de duração do processo ou, propriamente, do conflito. Segundo, porque resolve de uma forma muito mais rápida. Terceiro, porque convida as próprias partes a construírem a decisão, gerando um grau de satisfação maior, ou de insatisfação muito menor do que aquele que o método tradicional proporciona", explicou. 

O Cejusc funciona no campus seis da Uneal, na rua Pedro Américo. O atendimento ocorre nas segundas e quartas presencialmente, das 8h às 12h, e todos os dias por telefone, das 8h às 14h. O contato da unidade é o (82) 99834-2741.

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL, com informações da TV Tribunal JT
imprensa@tjal.jus.br