Integrar: parceria entre TJ e CNJ beneficia Varas Criminais de Alagoas
Convênio incentiva modernas rotinas de trabalho e investimentos em tecnologia
Presidente Elisabeth Carvalho durante assinatura do termo de cooperação do Projeto Integrar Caio Loureiro
A presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento afirmou, durante assinatura do termo de cooperação do Projeto Integrar, com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nesta sexta-feira (11), que “o Judiciário alagoano vive um momento ímpar com a parceria firmada com o CNJ, que garante melhorias para o funcionamento das Varas e comarcas de todo Estado, principalmente na esfera criminal”.
O presidente do Conselho Nacional de Justiça, ministro Gilmar Mendes, também assinou o termo de cooperação e garantiu que parcerias com os Tribunais Estaduais e Federais mudarão o panorama do Poder Judiciário em todo o Brasil. “Estamos correndo uma maratona em ritmo de cem metros, porque o nosso objetivo é transformar o Poder Judiciário brasileiro, dar uma nova cara, e por isso estamos investindo em parcerias que aprimorarão os serviços jurisdicionais e o atendimento à população”, destacou o presidente do CNJ.
Gilmar Mendes disse ainda que as cobranças feitas pelo CNJ são normais e que os acontecimentos isolados em todos os Estados são acompanhados pessoalmente por ele. O Projeto Integrar, objeto do convênio firmado nesta sexta-feira, trará recursos humanos e materiais disponíveis para permitir um melhor desenvolvimento das atividades jurisdicionais.
“Temos certeza que o Projeto Integrar, com foco nos processos das Varas Criminais, será muito importante para a diminuição dos índices de violência em Alagoas. O Judiciário pode contribuir efetivamente para a mudança desse cenário de impunidade, como instrumento central na construção de um Estado democrático de Direito”, explicou Gilmar Mendes, que ressaltou ainda estar convencido que o Poder Judiciário alagoano viverá um novo tempo com a parceria firmada entre o TJ/AL e o CNJ nesta sexta-feira (11).
Instituições parceiras
Também foram signatários do acordo de cooperação o desembargador Estácio Luiz Gama de Lima, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o desembargador Federal Luiz Alberto Gurgel de Faria, presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, o desembargador do Trabalho Jorge Bastos da Nova Moreira, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região, o defensor-público geral do Estado, Eduardo Campos e a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB/AL), através de sua vice-presidente, Rachel Cabús.














