Nacional 11/09/2009 - 12:58:48
Integrar: parceria entre TJ e CNJ beneficia Varas Criminais de Alagoas
Convênio incentiva modernas rotinas de trabalho e investimentos em tecnologia

Presidente Elisabeth Carvalho durante assinatura do termo de cooperação do Projeto Integrar Presidente Elisabeth Carvalho durante assinatura do termo de cooperação do Projeto Integrar Caio Loureiro
Presidente do STF prestigia mutirão carcerário em AL

     A presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento afirmou, durante assinatura do termo de cooperação do Projeto Integrar, com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nesta sexta-feira (11), que “o Judiciário alagoano vive um momento ímpar com a parceria firmada com o CNJ, que garante melhorias para o funcionamento das Varas e comarcas de todo Estado, principalmente na esfera criminal”.

     O presidente do Conselho Nacional de Justiça, ministro Gilmar Mendes, também assinou o termo de cooperação e garantiu que parcerias com os Tribunais Estaduais e Federais mudarão o panorama do Poder Judiciário em todo o Brasil. “Estamos correndo uma maratona em ritmo de cem metros, porque o nosso objetivo é transformar o Poder Judiciário brasileiro, dar uma nova cara, e por isso estamos investindo em parcerias que aprimorarão os serviços jurisdicionais e o atendimento à população”, destacou o presidente do CNJ.

     Gilmar Mendes disse ainda que as cobranças feitas pelo CNJ são normais e que os acontecimentos isolados em todos os Estados são acompanhados pessoalmente por ele. O Projeto Integrar, objeto do convênio firmado nesta sexta-feira, trará recursos humanos e materiais disponíveis para permitir um melhor desenvolvimento das atividades jurisdicionais.

     “Temos certeza que o Projeto Integrar, com foco nos processos das Varas Criminais, será muito importante para a diminuição dos índices de violência em Alagoas. O Judiciário pode contribuir efetivamente para a mudança desse cenário de impunidade, como instrumento central na construção de um Estado democrático de Direito”, explicou Gilmar Mendes, que ressaltou ainda estar convencido que o Poder Judiciário alagoano viverá um novo tempo com a parceria firmada entre o TJ/AL e o CNJ nesta sexta-feira (11).

     Instituições parceiras

     Também foram signatários do acordo de cooperação o desembargador Estácio Luiz Gama de Lima, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o desembargador Federal Luiz Alberto Gurgel de Faria, presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, o desembargador do Trabalho Jorge Bastos da Nova Moreira, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região, o defensor-público geral do Estado, Eduardo Campos e a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB/AL), através de sua vice-presidente, Rachel Cabús.