PCJE realiza Cine Esmal em escola pública de Maceió
Filme foi exibido para estudantes e crianças alojadas temporariamente na escola
Foto: Mauricio Santana
A Escola Superior da Magistratura de Alagoas, por meio do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), realizou na última quarta-feira (13) uma sessão de cinema na Escola Estadual Profª Anaias de Lima Andrade, localizada no bairro do Vergel do Lago. Exibindo uma animação sobre amadurecimento, momento marca a primeira edição do Cine Esmal desde o início da pandemia de Covid-19.

Equipe do PCJE, servidores da escola Anaias de Lima e as crianças. Foto: Mauricio Santana
A ação foi voltada a cerca de 60 crianças, com idade de 3 a 11 anos, entre estudantes da escola Anaias de Lima e outras temporariamente alojadas nas dependências da instituição, vítimas das fortes chuvas que atingiram a população do Vergel e bairros adjacentes.

As crianças assistiram ao filme Red: Crescer é uma Fera. Foto: Mauricio Santana
Para a servidora Ana Valéria Moura, integrante da equipe do PCJE, o Cine Esmal foi uma oportunidade de levar lazer e cidadania para as crianças, tendo em vista o momento que estão vivendo.
“Foi uma ação bastante prazerosa, pois além de levar cidadania, levamos um pouco de lazer e encantamento para essas crianças que estão passando por um momento tão difícil, saindo de suas casas, perdendo o pouco que tinham”, disse Ana Valéria.
Ao fim do filme, a equipe do programa distribuiu doces e guloseimas para as crianças.

Tatiane Almeida, estagiária da equipe do PCJE, distribuindo doces para as crianças. Foto: Mauricio Santana
O gestor da escola, Sivaldo Lima, afirmou que o momento serviu como uma forma das crianças se desconectarem da realidade que estão vivendo atualmente.
“A importância de trazer momentos como esse, nessa fase tão delicada, é dar esse momento de alento a essas crianças. Em meio a tanto caos, às famílias perdendo o pouco que tinham, trazer esse momento de diversão fortalece diversos vínculos e até sociais, já que puderam encontrar os colegas e se divertirem juntos”, concluiu Sivaldo.
Logo após a realização do Cine Esmal, o PCJE entregou doações que foram arrecadadas para ajudar na situação das famílias desabrigadas pelas fortes chuvas. Segundo o gestor, cerca de 350 pessoas estão alojadas na escola atualmente.

A servidora Conceição Marques entregando os donativos à gestão da escola. Foto: Mauricio Santana
Mauricio Santana
Ascom Esmal/ TJAL - imprensa@tjal.jus.br













