Nacional 11/09/2009 - 13:22:22
"Esta parceria com o CNJ é vital para Alagoas", diz Teotonio Vilela
Chefe do Executivo recebeu comitiva do Poder Judiciário para um almoço

Teotonio Vilela, Elisabeth Carvalho e Gilmar Mendes se reuniram durante almoço no Palácio República dos Palmares Teotonio Vilela, Elisabeth Carvalho e Gilmar Mendes se reuniram durante almoço no Palácio República dos Palmares Caio Loureiro

     “Estamos vivendo um momento muito importante para Alagoas com a visita do ministro Gilmar Mendes, presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e com mais essa parceria firmada com o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). O Projeto Integrar é um grande exemplo de como o Judiciário e o Executivo podem se unir em prol da sociedade alagoana”, afirmou o governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, ao receber no Palácio República dos Palmares o presidente do CNJ e a presidente do TJ/AL, desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, nesta sexta-feira (11).

     Para o governador do Estado, a redução da criminalidade e o melhor funcionamento do sistema penitenciário em Alagoas serão os principais benefícios para a população, com propostas bastante consistentes que podem melhorar bastante o funcionamento das instituições. “O CNJ tem se mostrado uma instituição viva, pró-ativa, sempre interagindo com o Judiciário estadual e preocupado com os problemas de Alagoas, inclusive lançado propostas eficazes para solucioná-los”, completou Teotonio Vilela.

     A redução dos níveis de criminalidade no Estado também foi mencionada pela presidente do TJ/AL, desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, durante assinatura do Projeto Integrar, parceria com o CNJ e outras instituições, nesta sexta. “Atualmente saímos de casa com receio de não retornarmos com segurança. A maioria de nós tem em sua família casos de violência, assaltos ou homicídios. É preciso que o Executivo e o Judiciário se unam para tentar tirar Alagoas desta triste situação de insegurança que nos aflige”, desabafou Elisabeth Carvalho.

     Participaram do almoço, além dos presidentes do TJ/AL e do CNJ, o desembargador Estácio Luiz Gama de Lima, presidente do TRE/AL, o desembargador do Trabalho Jorge Bastos da Nova Moreira, presidente do TRT 19ª Região, o secretário de Estado de Defesa Social, Paulo Rubim, o chefe da Intendência Prisional do Estado, coronel Dário César e juízes-conselheiros do CNJ.

     Contribuição

     “Tenho certeza que o Poder Judiciário pode contribuir muito para a redução da violência em Alagoas. Uma especial atenção ao funcionamento das Varas Criminais e os constantes mutirões que estão sendo realizados pelo TJ/AL são o início de uma grande mudança. Mas é preciso que o Poder Executivo também faça a sua parte”, enfatizou o presidente do CNJ, ministro Gilmar Mendes.