Esmal 20/07/2022 - 10:36:32
Esmal e Núcleo de Acessibilidade e Inclusão ofertam 1º curso de Libras do Judiciário alagoano
Realizada com apoio da Presidência do TJAL, capacitação atende determinação do Conselho Nacional de Justiça

Arte: Carolina Amancio
Magistrados passam por aperfeiçoamento na área de Direito de Família

“Se nós conseguirmos capacitar nossos servidores para um melhor tratamento daqueles que precisam, todos sairão ganhando. A ideia é tornar o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) mais inclusivo quanto à deficiência auditiva”. A afirmação é do Secretário Especial da Presidência, Ewerton Protázio, sobre o primeiro curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) ofertado pelo Judiciário alagoano, cujo edital foi lançado nesta quarta-feira (20), no Diário de Justiça Eletrônico.  

Promovido pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) e pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão do TJAL, o curso de Libras conta com o apoio da Presidência do Tribunal e atende ao artigo 9º da Resolução n.º 401, de 16 de junho de 2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

Para a desembargadora Elisabeth Carvalho, diretora-geral da Esmal, a capacitação facilitará o entendimento entre servidores do TJAL e pessoas com deficiência auditiva. 

“Hoje em dia é comum na saúde, na educação, no entretenimento e nos demais espaços públicos, que haja um intérprete de Libras para as pessoas que necessitam. Com essa e outras formas de inclusão, esse grupo consegue participar melhor da comunidade, pois quando a comunicação não é eficiente ficamos deslocados. O isolamento não cabe mais em nossa civilização”, pontua a desembargadora.   

Primeira turma

Com 40 horas de conteúdo teórico e prático, o curso de Libras para servidores do TJAL será lecionado pela mestre em linguística Anne Karine Silva de Goes e abordará temáticas como o alfabeto manual, formas de cumprimento e expressões faciais e corporais. 

A capacitação, que terá início no mês de setembro, será destinada a 30 servidores indicados pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, no entanto, a pretensão é de que novas turmas sejam lançadas futuramente. 

Acessibilidade e Inclusão 

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão do TJAL  é vinculado à Secretaria Especial da Presidência do TJAL e composto pela coordenadora Maria Gilcélia e pelas servidoras Ivana Attanasio, Luciana Omena, Marieta Lima e Mirela Souza. Presidida pelo desembargador João Luiz Azevedo Lessa, a Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TJAL também foi uma das idealizadoras da capacitação.  

Mais informações estão disponíveis no edital que rege a capacitação, pelo e-mail da Coordenação de Cursos para Servidores, ccsesmal@tjal.jus.br e pelo telefone (82) 2126-5353.

Carolina Amancio e Mauricio Santana - Ascom Esmal/ TJAL 

(82) 2126- 5378 - imprensa@tjal.jus.br