Esmal 21/07/2022 - 16:54:26
Esmal se reúne com gestão de escolas públicas e apresenta plano do PCJE para 2º semestre
Encontro com equipes das redes municipal e estadual previu edições de Jovem Juiz, Adote um Idoso, Concurso de Redações e Natal Solidário

Arte: Mauricio Santana

A equipe do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) se reuniu, na quarta-feira (20), com os gestores das escolas contempladas pelo programa para apresentar o plano de atividades previstas para o segundo semestre de 2022. Na reunião, também estavam presentes representantes da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Realizado por meio da plataforma Google Meet, o encontro foi iniciado com uma breve dinâmica inspirada no artigo “Os Sete Sapatos Sujos”, do escritor moçambicano Mia Couto. Falando sobre hábitos que devemos deixar de lado, os “sapatos sujos", o texto inspira um futuro melhor a partir do momento que abandonamos essas práticas.

Em relação à programação para os meses de julho a dezembro de 2022, as ações realizadas nas escolas, como palestras, debates e mesas redondas, continuarão ocorrendo no formato híbrido. Além das ações presenciais, o PCJE compartilha conteúdo virtual com a gestão das escolas a respeito de uma temática a cada mês.

Também entre as ações do segundo semestre, há a realização do projeto Jovem Juiz, no qual estudantes assistem a uma sessão do júri no Fórum do TJAL, e o projeto Adote um Idoso, que visa troca de experiências entre os alunos das escolas contempladas pelo programa e os senhores abrigados no Lar de Idosos São Vicente de Paulo.

Fechando o cronograma, haverá o Concurso de Redações, com o tema “Informação: uma grande aliada para o exercício da cidadania”, e a realização de mais uma edição do  Natal Solidário. Todos os eventos estão planejados para serem realizados presencialmente, mas podem ocorrer com restrição do público a depender dos números relacionados ao Coronavírus. 

Sobre o PCJE

O Programa Cidadania e Justiça na Escola é uma iniciativa da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) e busca aproximar o Poder Judiciário de estudantes de escolas públicas, principalmente os que se encontram em situação de vulnerabilidade social. As escolas contempladas em 2022 são: 

Da rede estadual: Escola Estadual Professora Anaias de Lima Andrade; Centro Estadual Cyro Accioly; Escola Estadual Professor Mário Broad; Escola Estadual Professor Edmilson de Vasconcelos Pontes; Escola Estadual Princesa Isabel e Escola Estadual Professor José da Silveira Camerino.

Da rede municipal: Escola Municipal Professor Antídio Vieira; Escola Municipal Zumbi Dos Palmares; Escola Municipal Doutor Pompeu Sarmento; Escola Municipal Dr. José Haroldo da Costa; Escola Municipal Silvestre Péricles e Escola Municipal Tradutor João Sampaio.


Mauricio Santana - Ascom Esmal/TJAL

(82) 2126-5378 - imprensa@tjal.jus.br