Esmal 29/07/2022 - 14:15:53
300 estudantes participam de evento sobre importância do voto e combate à desinformação
Ação promovida pelo PCJE e Biblioteca do Judiciário, em parceria com o TRE/AL, teve palestra e lançamento de cartilha

Foto: Adeildo Lobo

O Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), em parceria com a Biblioteca Geral do Judiciário e o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), realizou a palestra ‘Eleições no Brasil: é importante participar’, com o objetivo de conscientizar cerca de 300 estudantes do ensino médio em relação à importância voto e ao combate às fake news

Realizado no Pleno do TJAL, o evento marcou o lançamento da cartilha “Vota melhor quem se informa”, com orientações sobre o processo eleitoral e dicas para identificar quando uma notícia é falsa. 


Capa da cartilha disponibilizada para os estudantes. 

A palestra contou com a presença dos servidores do TRE, Yuri Gonçalves, secretário da Escola Judicial Eleitoral, Lucas Gomes, do Núcleo de Estudos Eleitorais, Gustavo Santos, do Núcleo de Cidadania, Cid Cavalcante de Albuquerque, analista judiciário,  e Flávia Gomes de Barros, assessora de comunicação. Também estiveram presentes a coordenadora do PCJE, juíza Carolina Valões, Mirian Alves, diretora da Biblioteca do Judiciário e curadora da cartilha, além de toda a equipe do Cidadania e Justiça na Escola.

“A gente sempre trabalha o tema, mas em ano eleitoral, procuramos  intensificá-lo. Por isso temos a parceria com a Escola Judiciária Eleitoral, para que a gente consiga obter informações mais precisas diretamente de pessoas inseridas nesse sistema. Além disso, temos a parceria com a Biblioteca, que elaborou a cartilha para distribuição”, disse a magistrada, enfatizando que a cartilha está disponível em formato impresso e também digital. 

Dra. Carolina Valões, coordenadora do PCJE, fala aos estudantes sobre a cartilha. Foto: Adeildo Lobo

Gustavo Santos, do Núcleo de Cidadania do TRE/AL, falou aos estudantes a respeito da importância dos votos, afirmando que essa é uma ferramenta poderosa para mudar a realidade, pois, por meio dele, são escolhidos os representantes políticos da sociedade. O servidor também destacou o quão valiosa é a democracia brasileira, já que por meio dela todos podem ser representados pelos que elegem. 

Complementando a fala de Gustavo, o servidor Cid Cavalcante reforçou a importância e necessidade de eleger representantes políticos, já que as demandas da população são levadas para discussão por meio dos candidatos eleitos. Ele ressaltou o crescimento exponencial do eleitorado entre 16 e 17 anos em Alagoas.

“A partir de cada voto, uma candidatura pode ser definida. Vocês, a nossa juventude, vão votar e definir quem vai mudar nossa sociedade. Não troquem seus votos por pequenos favores e também não o vendam. Votem conscientemente”, aconselhou Cid, se dirigindo aos jovens. 

Já a assessora de comunicação do TRE/AL, Flávia Gomes de Barros, chamou a atenção dos adolescentes quanto à disseminação de desinformação no período eleitoral. A servidora orientou os estudantes a sempre checar a veracidade de notícias antes de compartilhá-las e, em caso de identificar informações falsas ou distorcidas, denunciar ao TRE. Ela também enfatizou que liberdade de expressão não deve ser confundida com discurso de ódio, pois todos têm direito de dizer o que pensam, desde que não machuque quem está ouvindo.

 

Flávia Gomes de Barros, assessora de comunicação do TRE/AL. Foto: Adeildo Lobo.

Finalizando as falas, o secretário da Escola Judicial Eleitoral, Yuri Gonçalves, afirmou que o futuro dos próximos jovens está sendo decidido pelos que estão votando agora, por isso se faz necessário o voto consciente.

Após o fim da palestra, os estudantes participaram de uma dinâmica de simulação do voto em urnas eletrônicas. Utilizando equipamentos cedidos pelo TRE/AL, os jovens puderam “votar” em candidatos fictícios, representados por figuras folclóricas, profissões e modalidades esportivas, para os cinco cargos elegíveis nas eleições de 2022: deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente.

Alunos participaram de uma simulação da votação nas urnas eletrônicas. Foto?

Para o estudante Caio Vinicius, de 18 anos, que vai votar pela primeira vez em 2022, o momento foi muito enriquecedor.

“Eu achei excelente a palestra passar essas informações para a gente, que é mais jovem, porque mostra a importância do voto, como se vota e os benefícios que isso traz. Já ficamos pensando em escolher um bom representante, porque isso traz mudanças para nós que somos estudantes também, já que tem impacto na educação”, afirmou Caio. 

Já para Sara Mical, aluna do Centro Estadual de Cegos Cyro Accioly, as informações da palestra podem mudar opiniões dos jovens sobre a importância de votar. 

A estudante Sara Mical utilizou dos recursos de acessibilidade da urna eletrônica. Foto: Adeildo Lobo

“Hoje em dia, os jovens têm uma visão de não querer votar em ninguém, por achar que política é chato, ou que nenhum candidato presta. É muito bom a gente ter um apoio como esse, um momento  para nos ensinar sobre o que fazer. Foi muito bom aprender como o voto é muito importante para a gente como cidadão”, concluiu a estudante. 


Mauricio Santana - Ascom Esmal/ TJAL

(82) 2126- 5378 - imprensa@tjal.jus.br