12 novos juízes do TJAL concluem formação promovida pela Esmal
Após posse, em março, magistrados participaram de mais de 400 horas de aulas teóricas e práticas
Após mais de quatro meses de aulas teóricas e práticas, os 12 juízes do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) concluíram a formação inicial para ingresso na carreira da magistratura. Para celebrar a finalização do curso promovido pela Escola Superior da Magistratura (Esmal), o grupo participou de solenidade para descerramento da placa da turma nesta segunda-feira (1º), na Esmal.
A cerimônia foi acompanhada pelo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Klever Loureiro, que deu posse aos novos magistrados no mês de março. Segundo ele, a perspectiva com o reforço nas comarcas é “entregar ainda mais celeridade ao jurisdicionado, que tanto clama por justiça em todo o Brasil”.
Com mais de 400 horas de aulas, dez visitas institucionais, 45 professores e palestrantes, as atividades pedagógicas do curso obrigatório foram regulamentadas pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e conduzidas pela Esmal.
Diretora-geral da Escola da Magistratura, a desembargadora Elisabeth Carvalho, aproveitou a ocasião para dar as boas-vindas aos ingressantes do Judiciário alagoano e convidá-los para continuar frequentando a Escola durante as suas carreiras.
“Só temos condições de entender todas as nuances de um caso, se tivermos uma boa cultura geral. São os conhecimentos diversos que adquirimos que vão ampliando a nossa sensibilidade para assim conseguirmos oferecer o melhor possível para a coletividade”, analisou. 
Formação aliada à prática
Para a juíza Bruna Mendes, iniciar a formação antes do efetivo ingresso nas comarcas foi valoroso e preparou o grupo para as rotina prática da magistratura.
“O último mês do curso foi concomitante com os trabalhos nas comarcas e a partir de hoje já assumiremos novas unidades jurisdicionais. A organização foi muito bem estruturada, com professores que sempre traziam questões interessantes, aprofundamento teórico e questões práticas. Todos foram sempre muito solícitos, prontos para nos ajudar em caso de qualquer dúvida”, destacou.
O juiz André Parizio, coordenador de cursos para magistrados da Esmal, explicou que a preparação para receber a nova turma de magistrados foi iniciada ainda no mês de janeiro deste ano e que esse trabalho foi viabilizado pelo empenho de todos os servidores da Esmal e por todos os que formam o Judiciário.
“Com muito trabalho e dedicação conseguimos uma troca de experiências muito rica, uma formação ampla para os novos colegas”, pontuou o juiz coordenador. 
5ª turma da formação inicial para ingresso na magistratura
Concluíram a capacitação os juízes Bruna Fanny Oliveira Lemos, Bruna Mendes d’Almeida, Caio de Melo Evangelista, Darlan Soares Souza, Evaldo da Cunha Machado, Fernanda de Goes Brito Diamantaras, Mylena Rios Camardella da Silveira, Natália Cerqueira de Castro, Nathalia Silva Viana, Rafael Wanderley de Siqueira Araújo, Vinícius Augusto de Souza Araújo e Wilians Alencar Coelho Junior.
O Corregedor-Geral da Justiça, Des. Fábio José Bittencourt Araújo, acompanhou a celebração. O desembargador Fernando Tourinho e os professores homenageados da turma, Carolina Sampaio Valões, Geneir Marques, Ewerton Carminatti, Rafael Casado e Sóstenes Andrade, presidente da Associação Alagoana dos Magistrados (Almagis), entre outras autoridades, também estiveram presentes.
Carolina Amancio - Ascom Esmal/ TJAL
(82) 2126- 5378 - imprensa@tjal.jus.br














