Ministro Humberto Martins é homenageado com medalha Maria Felipa de Oliveira
Desembargador Fernando Tourinho representou o TJAL em evento nacional dos corregedores da Justiça Eleitoral
Comenda Maria Felipa de Oliveira foi entregue pelo desembargador Washington Luiz e sua esposa Carla Damasceno ao ministro Humberto Martins. Foto: Caio Loureiro
O ministro Humberto Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), recebeu a “Comenda Guerreira Maria Felipa de Oliveira”, nesta sexta-feira (5), durante o 49º Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil (CCORELB). O desembargador Fernando Tourinho participou do evento representando o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).
A homenagem foi promovida depois da palestra “Magistratura e Cidadania”, proferida pelo ministro Humberto Martins, que destacou sua alegria em estar de volta a Alagoas participando de discussões importantes para o processo eleitoral deste ano.
“Na verdade, nós vivemos o momento da democracia, o momento das eleições, do exercício do voto transparente, livre e com responsabilidade. Escolhendo os melhores para o destino do nosso Brasil e dos nossos Estados. Por isso é muito importante a Justiça Eleitoral para o fortalecimento da democracia e também estou muito feliz porque recebi uma homenagem de uma grande mulher, a grande guerreira Maria Felipa de Oliveira, uma mulher negra, destemida, que sempre lutou pelo estado de Direito, pela igualdade, fraternidade, igualdade de gênero”, disse o ministro.

Ministro Humberto Martins, presidente do STJ, palestrou sobre a 'Magistratura e Cidadania'. Foto: Caio Loureiro
Foi o corregedor regional eleitoral de Alagoas, desembargador Washington Luiz Damasceno Fretas, quem propôs a entrega da comenda, aprovada à unanimidade, e presidiu os trabalhos nesta sexta. Ele falou sobre os objetivos do encontro.
“Tem uma importância muito grande sediarmos aqui o 49º CCORELB e a expectativa se configurou, os temas debatidos, a troca de informações, a uniformização de padrões se verificou nesse encontro. Além da satisfação de revermos antigos colegas e divulgar Maceió e Alagoas”, comentou o desembargador.
Também participaram do encontro os desembargadores Fábio Bittencourt, corregedor-geral da Justiça, Celyrio Adamastor, Ivan Brito e Hélio Pinheiro (juiz convocado do TJAL).













