Mulher 19/08/2022 - 14:57:02
‘Muitas mulheres não se reconhecem no contexto da violência’, alerta assistente social
Casa de Direitos de Arapiraca atendeu 50 mulheres na Arena do Empoderamento Feminino, que ofereceu diversos serviços

Ruany Caroline e Bruna Mecenas atendem mulheres durante a Arena do Empoderamento. Ruany Caroline e Bruna Mecenas atendem mulheres durante a Arena do Empoderamento. Foto: Adeildo Lobo.

De forma lúdica, com jogos de tabuleiro, caça-palavras e jogo de memória, a Arena do Empoderamento Feminino alertou mulheres de Arapiraca para situações de violência que elas às vezes vivem sem se dar conta da seriedade.

50 mulheres foram atendidas com essa abordagem promovida pela equipe multidisciplinar da Casa de Direitos de Arapiraca, órgão vinculado à Secretaria estadual de Prevenção à Violência (Seprev). 

A Arena do Empoderamento foi promovida pelo Poder Judiciário de Alagoas em parceria com diversas instituições, entre esta quinta e sexta-feira (19), do Garden Shopping. 

A assistente social Ruany Caroline esclarece que os jogos foram criados para facilitar a comunicação das mulheres sobre o assunto e promover reflexão.

“Nosso intuito é que as mulheres se sintam bem acolhidas. Nós entregamos também uma lembrança com frases para que elas reflitam. A gente entende que a mulher quando sofre uma violência ela está em vulnerabilidade, e precisa ser fortalecida”, afirma Ruany.

“Muitas mulheres não se reconhecem no contexto da violência”, avalia a assistente social “Por exemplo, a violência sexual, quando o marido quer ter uma relação sexual e a esposa não quer, ela entende como obrigação dela, e não como uma violência sexual”.

Para a advogada Bruna Mecenas, da Casa de Direitos, a Arena do Empoderamento mostrou-se um evento valiosíssimo para toda a rede de enfrentamento à violência doméstica.

“É um momento que a gente se aproxima, trabalha de forma intersetorial. É um evento muito importante para todas essas mulheres que estão aqui, elas conseguem visualizar melhor o contexto em que vivem. Estamos felizes e o resultado está sendo efetivo. A gente consegue perceber a gratidão, elas se sentem acolhidas e empoderadas”, contou Bruna. 

A Arena funcionou durante toda a quinta e a sexta-feira, com a participação do Governo do Estado, Prefeitura de Arapiraca, OAB Arapiraca, Senac, Cesmac do Agreste e Hemoal. Além da orientação lúdica, o evento ofereceu exames de saúde, rodas de conversa, exposições, cursos de gastronomia, doação de sangue, entre outros serviços e atividades.


Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - IN
imprensa@tjal.jus.br