Memória 31/08/2022 - 16:33:21
Idosos do abrigo São Vicente de Paulo conhecem Centro de Cultura e Memória
Grupo visitou o acervo do TJAL, pela primeira vez, em iniciativa promovida pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola da Esmal

Idosos aproveitaram atividade fora do abrigo para conhecer um pouco mais sobre Alagoas. Foto: Adeildo Lobo Idosos aproveitaram atividade fora do abrigo para conhecer um pouco mais sobre Alagoas. Foto: Adeildo Lobo

Na tarde desta terça-feira (31), 15 idosos, entre eles cinco cadeirantes, do abrigo São Vicente de Paulo, visitaram o Centro de Cultura e Memória (CCM) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). Foi a primeira visitação ao CCM realizada por um grupo da terceira idade. A iniciativa foi promovida pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), da Escola Superior da Magistratura (Esmal).   

Durante o passeio, os idosos tiveram a oportunidade de conhecer o acervo do Poder Judiciário alagoano e apreciar a arquitetura do prédio centenário. Irina Costa, diretora do CCM, destacou a acessibilidade disponível no local para atender o grupo. 

“Eles entraram pela rampa de acesso, pois nós temos essa acessibilidade. As portas foram abertas dos dois lados para que os cadeirantes pudessem entrar e adaptamos o espaço para que eles não ficassem muito tempo em pé. Também trouxemos cadeiras para que eles assistissem as apresentações em um tempo menor do que fazemos normalmente”, explicou.

Para Hainz Frederic, de 97 anos, conhecer o museu foi uma oportunidade de ter acesso à história. “O passeio foi ótimo. Eu gostei muito de conhecer a história dos governos, está tudo muito bem conservado. A visita é ótima para todo mundo saber o que aconteceu no passado, porque muita gente não sabe, assim como eu estou sabendo agora”. 

O senhor Hainz Frederic, de 97 anos, adorou o passeio no Museu do TJAL. Foto: Adeildo Lobo

O grupo foi acompanhado pelo assessor de cuidados do abrigo, Carlos Martins. “É a primeira vez que eles visitam um museu. Sempre que somos convidados, estamos presentes para levar entretenimento aos idosos e sair um pouco da rotina. Nós costumamos ter programação dentro do lar, então em uma visita como essa, eles podem socializar de outra forma”, disse. 

O Centro de Cultura e Memória está localizado no prédio histórico do TJAL, na Praça Deodoro, Centro. As visitações estão abertas de segunda a sexta, das 8h às 17h, podendo ser realizados através de agendamento pelo e-mail ccmtjal@gmail.com. 


Diretoria de Comunicação – Dicom TJAL - JT