Programa Integrar 18/09/2009 - 14:24:29
Servidores do Judiciário auxiliam juízes no cumprimento da Meta 2
Escrivães, analistas e oficiais de Justiça atuarão nas unidades com maior acúmulo de processos

Juíza coordenadora do programa Integrar reúne-se com servidores na sede do TJ Juíza coordenadora do programa Integrar reúne-se com servidores na sede do TJ Caio Loureiro

     A coordenadora do programa Integrar, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), juíza Maria Conceição da Silva Santos, reuniu-se com escrivães, analistas e oficiais de Justiça que auxiliarão os juízes de primeiro grau no cumprimento da Meta 2, que estabelece prazo até 31 de dezembro deste ano para resolução de processos iniciados em dezembro de 2005.

     O encontro para discutir como será feito o trabalho de apoio aos magistrados de primeiro grau ocorreu na manhã desta quinta-feira (17), no Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). Para a juíza Maria Conceição da Silva, o apoio de servidores que atuam no segundo grau é de fundamental importância para o julgamento de todos os processos pendentes.

     “Precisamos trabalhar com empenho no cumprimento da Meta 2 para que possamos prestar serviço de qualidade à sociedade e melhorar a atenção ao Judiciário”, avaliou Maria Conceição, juíza auxiliar do CNJ, que veio a Maceió coordenar a implantação do programa Integrar, voltado à dinamização das ações do Judiciário nacional.

     Inicialmente, serão auxiliadas as seguintes unidades: 14ª e 15ª Varas Cíveis da Capital – Fazenda Municipal, 7ª, 8ª e 9ª Varas Criminais da Capital – Tribunal do Júri, Central de Penas Alternativas e o setor de Distribuição do Fórum da Capital, além de comarcas do interior com maior acúmulo de processos referentes à Meta 2.

     O trabalho será supervisionado pelo CNJ e coordenado por dois juízes do Estado. “O objetivo é que esse grupo atue em locais onde há maior necessidade de saneamento processual. Dessa forma, esperamos desafogar a grande demanda de processos de 1º grau existente hoje no Poder Judiciário de Alagoas”, concluiu a juíza.