Esmal lança 9ª edição do Concurso de Redações do PCJE
Gestores das 12 escolas participantes conheceram o regulamento do projeto, cujo tema será a informação como aliada da cidadania
Arte: Carolina Amancio
O Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) se reuniu, na terça-feira (6), de forma online, com gestores e professores de língua portuguesa das 12 escolas públicas contempladas pelo programa, a fim de expor o cronograma e o regulamento do IX Concurso de Redações.
Com o tema norteador “Informação: uma grande aliada para o exercício da cidadania”, os estudantes das turmas de 9º ano do ensino fundamental e 1ª série do ensino médio de todas as escolas devem escrever um texto dissertativo argumentativo, de tamanho entre 20 e 30 linhas, a ser elaborado nas instituições de ensino entre os dias 26 a 29/09.
A partir do tema norteador, as escolas poderão escolher um subtema para a redação dos estudantes, tendo como base as palestras promovidas pelo PCJE ao longo de 2022. Entre as temáticas a serem selecionadas estão o combate ao bullying, a prevenção ao suicídio e a exploração do trabalho infantil.
Cada escola deverá organizar uma comissão julgadora para selecionar as três redações que irão representar a instituição de ensino e concorrer ao julgamento final. Os textos selecionados deverão ser encaminhados à Coordenação de Projetos Especiais da Esmal, entre os dias 3 e 5 de outubro.

Arte: Mauricio Santana
A última avaliação das produções textuais será realizada por uma comissão composta por três representantes da Esmal, três da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e três da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Os resultados serão divulgados durante a cerimônia de premiação do IX Concurso de Redações, que acontecerá na data provável de 24/10.
Os três primeiros classificados de cada escola receberão mochilas com kits escolares como premiação pelos trabalhos. Os autores das melhores redações de cada rede de ensino (municipal e estadual) receberão uma premiação adicional, assim como os orientadores do primeiro colocado de cada rede.
"Escolhemos o tema pensando em como as práticas cidadãs passam pelo acesso à informação. Esperamos que nossas palestras tenham desenvolvido consciência crítica e reflexiva em cada um dos estudantes, para assim contribuir com o processo de elaboração dos textos e em suas formações", avalia Luzia Rodrigues, pedagoga e integrante do PCJE.
Escolas participantes
Da rede estadual: Escola Estadual Professora Anaias de Lima Andrade; Centro Estadual Cyro Accioly; Escola Estadual Professor Mário Broad; Escola Estadual Professor Edmilson de Vasconcelos Pontes; Escola Estadual Princesa Isabel e Escola Estadual Professor José da Silveira Camerino.
Da rede municipal: Escola Municipal Professor Antídio Vieira; Escola Municipal Zumbi Dos Palmares; Escola Municipal Doutor Pompeu Sarmento; Escola Municipal Dr. José Haroldo da Costa; Escola Municipal Silvestre Péricles e Escola Municipal Tradutor João Sampaio.
Mauricio Santana - Ascom Esmal/TJAL
(82) 2126-5378 - imprensa@tjal.jus.br













