Meio Ambiente 19/10/2022 - 14:25:31
Vencedores da coleta seletiva são premiados em solenidade na Presidência do TJAL
Servidores apontaram a conscientização em preservar o meio ambiente como motivação para participar da coleta

Presidente Klever Loureiro com vencedores da coleta seletiva. Presidente Klever Loureiro com vencedores da coleta seletiva. Foto: Mark Nascimento

Foram premiados os vencedores da coleta seletiva do prédio-sede do Tribunal de Justiça de Alagoas, dos meses de junho, julho, agosto e setembro, em cerimônia na Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), nesta quarta (19). Os servidores ganharam uma folga e um broche simbólico.

As premiações são concedidas para aqueles que mais contribuem com a coleta interna e externa, destinando material para reciclagem nos prédios onde a coleta seletiva funciona.

O funcionário José Edmilson, da Ativa, que venceu por três meses consecutivos a coleta interna (junho, julho e agosto), arrecadou um total de 290,40 kg e apontou como importante a premiação. 

"A folga ajuda a nós, servidores, tanto para descansar como para resolver algum problema pessoal. E é importante também para o meio ambiente e conscientiza os colegas", disse.

Márcia Valéria, também funcionária da Ativa, vencedora da coleta interna do mês de setembro, coletou 133,6 kg. Para ela, é gratificante fazer parte da ação. "A preservação do meio ambiente é o que me motiva, e mais pessoas deveriam participar. Sempre fazia reciclagem e acho a prática bonita e inspira os outros".

O presidente do TJAL, desembargador Klever Loureiro, apontou como necessária a ação para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de proteger o meio ambiente. "O Judiciário tem a preocupação e conta com a cooperação dos servidores para fazer uma coleta seletiva dos produtos descartáveis, o que evita poluir o planeta", ressaltou.

A assessora da APMP, Catalina Velásquez, explicou que a premiação é importante para motivar os servidores e magistrados para participar da ação. "Queremos fomentar a coleta no Judiciário. A premiação é o que motiva, e a APMP planeja premiar com outros itens, para atrair mais participantes", contou.

Raquel Ventura, da Diretoria Adjunta de Gestão de Pessoas (DAGP), participou da premiação representando Luciano Feitosa, do RH, que coletou 19 kg na coleta externa do mês de junho. Erica Lessa, da Secretaria Geral, é a vencedora do mês de julho na coleta externa, com 30,5 kg. Maria Laura, da Secretaria Geral, coletou 107,1 kg no mês de agosto.

Na Capital, os resíduos são destinados à Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió (Cooplum). Em Arapiraca, o material é destinado à Associação de Catadores de Resíduos Sólidos de Arapiraca (Ascara). 

O programa foi implantado pelo Núcleo Socioambiental em 2016, inicialmente apenas na sede do TJ e posteriormente expandido para os demais prédios atualmente participantes. 

O Núcleo é vinculado à Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário (APMP), e tem a coordenação do servidor Alexandre Caiado.

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - MN
imprensa@tjal.jus.br