Adoção 31/10/2022 - 15:15:21
Estudantes de Direito participam de encontro sobre adoção no TJAL
Iniciativa foi realizada pelo Nupemec em parceria com a Coordenadoria da Infância e Juventude (CEIJ)

Estudantes receberam informações sobre o processo de adoção de crianças e adolescentes. Estudantes receberam informações sobre o processo de adoção de crianças e adolescentes.
Estudantes de Direito participam de encontro sobre adoção no TJAL

Cerca de 35 estudantes de Direito das faculdades Seune e Raimundo Marinho participaram do I Encontro Acadêmico sobre Adoção, na última quinta (27), no Tribunal de Justiça (TJAL). Na ocasião, os alunos conheceram o projeto Mãe Consciente e foram instruídos sobre as etapas do processo de adoção. 

A iniciativa foi do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), em parceria com a Coordenadoria da Infância e Juventude (CEIJ) do TJAL. O juiz auxiliar da CEIJ, Anderson Passos, destacou a importância de mostrar os caminhos para a adoção legal e o combate das entregas ilegais.

"Nós falamos sobre o projeto Mãe Consciente, que é promovido pelo TJAL, e trata sobre a entrega legal que as mães podem fazer de seus filhos para a adoção. É importante a gente ressaltar isso, a possibilidade legal que as crianças podem ter de serem acolhidas e encaminhadas para a adoção, também visando combater as adoções ilegais", disse.

De acordo com o secretário da CEIJ, Hamilton Azevedo, os alunos puderam ter uma experiência específica sobre adoção tratada no ambiente de Justiça. "Eles conheceram exatamente como ocorre o processo de adoção, desde a destituição do poder familiar, a habilitação de forma obrigatória, até a sentença de adoção e os direitos que geram para a criança". 

Para o estudante Cleiton Carvalho, o encontro abriu novas perspectivas acadêmicas. "Agrega bastante nosso conhecimento e nossa formação. Saímos da sala de aula e viemos aqui aprimorar nosso aprendizado, além de prestigiar e conhecer os projetos do Tribunal, alguns dos quais causam um impacto muito positivo na sociedade e nem tínhamos conhecimento", contou.

Também participaram do encontro o desembargador Tutmés Airan, coordenador do Nupemec, e a servidora Moacyra Rocha, supervisora do Núcleo.

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL JT
imprensa@tjal.jus.br