Conciliação 07/11/2022 - 13:52:18
Conciliação é o melhor caminho, afirma presidente Klever Loureiro
Desembargador participou da abertura da Semana Nacional da Conciliação, que ocorre a partir desta segunda (7) e segue até a sexta-feira (11)

Em pé: Juíza Maria Esther Cavalcante, Presidente Klever Loureiro e corregedor Em pé: Juíza Maria Esther Cavalcante, Presidente Klever Loureiro e corregedor Foto: Caio Loureiro.
Klever Loureiro: Conciliação é o melhor caminho para solução de conflitos

“O melhor caminho para as pessoas que tentam a solução dos seus conflitos é exatamente a conciliação, porque evita recursos e longos prazos”, ressaltou o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Klever Loureiro, durante a abertura da Semana Nacional da Conciliação, que ocorre a partir desta segunda (7) e segue até a sexta-feira (11).

O desembargador explicou que os acordos são necessários especialmente num contexto em que o Judiciário tem uma grande demanda, tornando demorada a tramitação convencional dos processos.

“Por outro lado, a conciliação desafoga o Poder Judiciário e com isso, os demais processos, que tem certa complexidade e não podem ser conciliados, tramitam normalmente”, complementou Loureiro.

O evento é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em todo o País. No Fórum da Capital, foram agendadas mais de 1.100 audiências envolvendo direito do consumidor, divórcio, conflitos de condomínio, alimentos, união estável, guarda, entre outros assuntos. Em Arapiraca, 125 audiências estão pautadas para o Cejusc Regional.

O desembargador Tutmés Airan, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), destacou outra vantagem da conciliação, que é o nível de satisfação ao final do processo.

“A solução não é imposta, é construída pelas próprias partes. Então o nível de satisfação é muito maior. As partes se envolvem no diálogo e elas mesmo encontram o melhor caminho, estimuladas pelo profissional conciliador”, afirmou Tutmés.


Desembargador Tutmés Airan e conciliadora (ambos de azul), após audiência de conciliação bem sucedida.

A juíza Nirvana Mello, coordenadora da área pré-processual do Nupemec, enfatizou a importância do trabalho dos conciliadores ao viabilizar acordos em conflitos antes mesmo que eles se tornem processos judiciais. “ A conciliação pré-processual é uma grande conquista, porque as partes conseguem chegar a uma composição no litígio sem sobrecarregar o Judiciário. É um belo trabalho”.

Conciliadora do Cejusc do Fórum da Capital, Maria das Graças dos Passos explica a necessidade da conscientização das pessoas para que cheguem às audiências abertas ao diálogo.

“Para poder chegar a um acordo na questão material, precisa-se primeiro realmente se desnudar e esquecer um pouco dos sentimentos, o que não é fácil. Mas naquele momento da conciliação, é preciso buscar harmonia, as partes devem se desarmar dos sentimentos e buscar realmente conciliar”, afirmou Maria das Graças.

O corregedor-geral da Justiça de Alagoas, desembargador Fábio Bittencourt, também esteve presente na abertura da Semana.

A Semana da Conciliação é organizada pelo Nupemec. A Diretoria de Comunicação (Dicom) do TJAL contribuiu com o evento, viabilizando as camisas especiais para os servidores e juízes usarem durante a Semana. A Dicom também produziu o vídeo educativo sobre conciliação que está sendo exibido para os jurisdicionados que aguardam as audiências.


Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - IN
imprensa@tjal.jus.br