Conciliação 07/11/2022 - 14:14:37
Gilmara e ex-marido entram em acordo sobre dias de visitas à filha
Semana Nacional da Conciliação segue até dia 11, em Maceió e Arapiraca; foram agendadas mais de 1.100 audiências

Arnaldo (blusa cinza) e Gilmara (blusa preta) se conciliam em audiência nesta segunda (07) Arnaldo (blusa cinza) e Gilmara (blusa preta) se conciliam em audiência nesta segunda (07) Foto: Caio Loureiro

Após alguns meses de espera, Gilmara Cristina comemorou o acordo firmado com seu ex-marido, Arnaldo José, em audiência realizada na manhã desta segunda (7), durante a abertura da Semana Nacional da Conciliação, no Poder Judiciário alagoano. De agora em diante, o pai terá direito a dois dias por semana para ficar com a filha.


“Deixamos tudo certo entre eu e ele, sem problema e sem confusão. O acordo foi rápido e a conciliadora prestou atenção nos dois lados. Ajuda muito isso de ouvir ambas as partes, pensando principalmente no bem da criança”, disse, aliviada, após regulamentar as visitas do pai à filha de 2 anos e meio.


Arnaldo também saiu satisfeito com a solução encontrada. “Entramos em um consenso. Foi muito bom porque agora terei os dias certos para passear com minha filha e conviver com ela. Deu tudo certo, graças a Deus”.


Reconhecimento de paternidade


Outra pessoa que saiu feliz foi Juliana Gomes, que solucionou o reconhecimento de paternidade de sua filha de 4 anos com o companheiro.


“Nossa história é curiosa. Meu ex-marido que registrou minha filha. Após um tempo, me reencontrei com o pai biológico dela e ele fez questão de contestar a paternidade e registrar com o nome dele. Graças a Deus já saímos com o papel para fazer o novo registro dela e a partir de agora seguiremos a nossa vida”, contou.


A juíza Nirvana Mello, do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), destaca que todos ganham com a conciliação. “Na conciliação, todos ganham. Ganham a paz e é isso que todos nós almejamos. Um processo judicial machuca as partes, até pela delonga nas Varas, e quando acontece a Semana da Conciliação elas têm um novo olhar sobre suas vidas. As partes decidem e reconhecem que, ao ceder um pouco, encontrarão a paz”.


A Semana


Com o tema “Conciliação - Todo mundo ganha!”, a Semana Nacional promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e organizada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Poder Judiciário de Alagoas, começou nesta segunda-feira (7) e vai até o próximo dia 11.


Em Maceió, foram agendadas mais de 1.100 audiências envolvendo direito do consumidor, divórcio, conflitos de condomínio, alimentos, união estável, guarda, entre outros assuntos.


O Cejusc Maceió conta ainda com um espaço infantil, com disponibilização de material educativo, pintura e TV, onde as crianças permanecem brincando enquanto os pais participam das audiências.


O evento conta ainda com o apoio da Diretoria de Comunicação do Tribunal de Justiça de Alagoas, com a idealização de um vídeo educativo sobre conciliação, que está sendo exibido nas salas de espera dos Cejusc de Maceió e Arapiraca, e também com a confecção de camisas para os magistrados e servidores envolvidos na iniciativa..


Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL TL
imprensa@tjal.jus.br