Conciliação 11/11/2022 - 17:39:56
Cerca de 1.500 candidatos fazem prova para conciliador judiciário nesta sexta (11)
Certame foi promovido pela Esmal e pela Coordenadoria dos Juizados Especiais do TJAL; previsão é de que o resultado final seja divulgado ainda este ano

"O primeiro desejo é a aprovação. É uma prova que está sendo bastante concorrida pela quantidade de inscritos e estou ansiosa para conseguir essa aprovação", disse Maria Eduarda Canuto, nesta sexta feita (11), no Centro Universitário Tiradentes (Unit). Ela foi uma das 1.500 pessoas que fizeram a prova do processo seletivo para conciliadores judiciais, promovido pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) e pela Coordenadoria dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).

Para participarem, os candidatos precisavam ser formados em Direito ou graduandos a partir do sexto período do curso. Os aprovados exercerão a função de conciliadores nos Juizados Especiais na capital e no interior. A previsão é que o resultado final da seleção seja divulgado ainda este ano.

Candidatos conferindo os locais de prova. Foto: Adeildo Lobo

De acordo com o juiz Geneir Marques, um dos integrantes da comissão organizadora do certame, a seleção foi realizada de forma organizada e satisfatória, cumprindo o cronograma e horários estabelecidos.

“Esse processo seletivo foi desencadeado com o objetivo de preencher alguns claros existentes, sobremaneira nos interiores e para o cadastro de reserva. Após o término da seleção e dentro das possibilidades orçamentárias, as vagas serão preenchidas gradativamente. Acreditamos que ao longo do próximo ano”, explicou o magistrado.

Juiz José Cícero (de terno) desejou sorte aos candidatos. Foto: Adeildo Lobo

O juiz José Cícero Alves, presidente da comissão, falou sobre as ações prévias realizadas para tornarem possível a seleção. "O concurso demanda um trabalho anterior ao dia do evento. Foi um trabalho feito com muito carinho pela comissão, com muita atenção e critério. Hoje ficamos satisfeitos com as salas ocupadas, com o sucesso e por tudo ter ocorrido bem", disse.

A comissão é composta ainda pelos magistrados Ricardo Jorge Cavalcante Lima e Lorena Carla Santos Vasconcelos Sotto-Mayor, que também é coordenadora de cursos da Esmal, e pelos servidores Valeska Soares Emídio Cunha (Coordenadoria), Adalberto Correia de Lima Filho (Coordenadoria), Diego Ramon Omena Firmino (Esmal) e Renan Gustavo Ferro Gonzaga (Esmal).



Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br