Esmal 16/11/2022 - 18:05:10
Esmal promove curso 'Prêmio CNJ de qualidade: eixo produtividade'
Capacitação é realizada em Maceió, Arapiraca e Olho D'Dágua das Flores, nos dias 16, 17 e 24/11

Foto: Mauricio Santana

A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), por meio da Coordenação de Cursos para Servidores, promove a formação “Prêmio CNJ de qualidade: eixo de produtividade” para servidores do Judiciário alagoano. A capacitação foi realizada em Maceió na quarta-feira, 16, e  nos dias 17 e 24 de novembro  acontecerá para as turmas de Arapiraca e Olho D’Água das Flores, respectivamente.

Ministrado pelo professor Sérgio Martins, especialista em Gestão do Poder Judiciário, o curso visa estimular o processo de aprimoramento da atividade judiciária, além de auxiliar na compreensão das ferramentas de otimização de resultados.

“O conteúdo do curso dialoga diretamente na atividade fim do Poder Judiciário. Com atividade fim, me refiro a números como a quantidade de processos baixados e julgados ao longo ano, a taxa de congestionamento, de atendimento, etc. Essa capacitação vem para contribuir com as atividades desses servidores nesse segmento”, afirmou Sérgio Martins. 


Professor Sérgio Martins durante a capacitação para servidores. Foto: Mauricio Santana


Utilizando de metodologias de aprendizagem ativa, aplicadas em aulas expositivas e dialogadas, a formação divide os conteúdos em quatro eixos: Base nacional de dados do poder judiciário (DATAJUD); Prêmio CNJ de qualidade; Eixo de produtividade e Processos antigos. Entre as temáticas abordadas, estão o sistema de parametrização, o índice de atendimento à demanda e o índice de conciliação. 

Ao fim do curso, os participantes estarão aptos a compreender a base nacional de dados do Poder Judiciário (DATAJUD), bem como desenvolver habilidades no sentido de harmonizar os processos de trabalho.


 Foto: Mauricio Santana


Para Juliana Perminio, assessora da 26ª Vara da Família, os cursos ofertados pela Esmal sempre auxiliam no desenvolvimento das atividades realizadas por ela, e com essa formação não foi diferente.

“Embora os números da Vara na qual atuo já estejam muito bons, queremos sempre melhorar nosso trabalho. Esse curso foi bastante enriquecedor, com conteúdos que podemos aplicar diretamente em nossas funções. Acho até que o curso deveria ser obrigatório a todos os servidores”, concluiu Juliana. 


Mauricio Santana – Esmal TJAL

imprensa@tjal.jus.br