Esmal 29/09/2009 - 17:42:08
Ações do Programa Cidadania e Justiça na Escola chegam à rede pública de Maceió
Convênio entre Esmal e Semed irá inserir o projeto na grade curricular das escolas do município

Voluntários do Programa já atenderam 3.440 pessoas com palestras educativas Voluntários do Programa já atenderam 3.440 pessoas com palestras educativas

     Os conteúdos do Programa Cidadania e Justiça na Escola, iniciativa coordenada pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), em breve deverão integrar a grade curricular das unidades de ensino público de Maceió. Um convênio firmado entre a direção da instituição e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), será assinado na próxima quinta-feira (01), às 9h, no Tribunal de Justiça de Alagoas, pela presidente do TJ/AL e diretora da Esmal, desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento. A solenidade deverá contar com as presenças do prefeito Cícero Almeida e do secretário Ricardo Valença.

     Após oficializado o convênio, o Departamento de Projetos Especiais da Semed, irá eleger as unidades de ensino que funcionarão como sedes piloto do programa. “Essa escolha deverá levar em conta as escolas localizadas em áreas de risco ou bairros com alto índice de violência e consumo de drogas”, explica a juíza coordenadora de Projetos Especiais da Esmal, Maria Lúcia de Fátima Pirauá.

     Até setembro deste ano, o Programa Cidadania e Justiça na Escola atendeu com palestras e eventos educativos, 750 jovens de escolas públicas e particulares da capital. Em todo Estado foram oito municípios visitados pelas caravanas do programa, 25 instituições atendidas, entre escolas públicas, particulares, associações e universidades, totalizando um público de 3.440 pessoas.

     Drogas e Violência

     O combate ao uso de drogas e as formas de prevenção ao abuso sexual e violência, foram alguns dos temas mais discutidos durante as palestras realizadas nos primeiros meses do ano de 2009, que contemplaram ainda os seguintes assuntos: Estatuto da Criança e do Adolescente, Direitos e Deveres dos Alunos, Direitos Humanos e Estatuto do Idoso.

     Desde que foi criado há mais de oito anos, o Cidadania e Justiça vem representando um canal de conscientização entre escolas, comunidades e alunos. “Esperamos que a partir da assinatura desse convênio possamos ampliar as ações para todas as unidades da rede pública municipal de Maceió”, destacou a gerente do programa, Ana Valéria Moura Pitta.

     Novas Escolas

     A Gerência do Programa em Alagoas está convocando as escolas interessadas em receber as palestras educativas para que entrem em contato com a Esmal, no sentido de agendar encontros educativos. O agendamento pode ser feito pelo telefone (82) 3326 5353, ou diretamente na sede da Esmal, que fica na Rua Cônego Machado, no bairro do Farol.

     O Cidadania e Justiça na Escola é uma iniciativa aberta a toda comunidade escolar, da qual podem participar pais, professores, diretores e alunos. A meta do programa é formar multiplicadores de ações contra a violência, o abuso sexual e o consumo de drogas.