Residência Jurídica: alunos da pós-graduação da Esmal participam de seleção
Processo selecionará 79 pós-graduandos, sendo 10 bolsistas, para atuarem no TJAL sob coordenação de juízes experientes
Foto: Carolina Amancio
A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) realizou, na tarde desta terça-feira (29), o processo seletivo para Residência Jurídica da pós-graduação. A seleção foi direcionada aos cursistas matriculados no curso integrado para magistratura, pós-graduação lato sensu e Residência Jurídica da Esmal.
O certame tem como objetivo selecionar 79 pós-graduandos para atuarem como residentes jurídicos por um período mínimo de 12 meses, podendo ser estendido por mais um ano. Dos 79 selecionados, dez contarão com uma bolsa-auxílio e os demais atuarão de maneira voluntária. A carga horária semanal de atividades é de 24 horas para bolsistas e de 20 horas para os voluntários.

Pós-graduandos realizam prova para a seleção de residentes. Foto: Carolina Amancio.
O período de Residência é válido como tempo de prática jurídica comprovada, o que pode ser utilizado em concursos públicos da área do Direito. Essa foi a principal motivação para o pós-graduando Felipe Barbosa participar da seleção para residentes.
“Nas aulas da pós-graduação, a gente pode ver na teoria o exercício da magistratura, mas ele com a Residência a gente vai poder aliar os conhecimentos das aulas ao cotidiano do magistrado, além de exercer a atividade jurídica necessária para ingressar na carreira, que é meu objetivo”, concluiu Felipe.
A divulgação do resultado final está prevista para o dia 12/12, por meio do Diário da Justiça Eletrônico e também pelo site da Esmal.
Mauricio Santana - Ascom Esmal/ TJAL
(82) 2126- 5378 - imprensa@tjal.jus.br













