Palestra 01/12/2022 - 17:42:54
TJAL realiza palestra sobre cuidados com explosivos em parceria com o Bope
Servidores que atuam na segurança, recepção e serviços gerais receberam instrução de como proceder caso se deparem com um artefato suspeito

Esquadrão Anti-Bombas do BOPE realiza palestra sobre explosivos para servidores do TJAL. Esquadrão Anti-Bombas do BOPE realiza palestra sobre explosivos para servidores do TJAL. Foto: Adeildo Lobo
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) realizou, na tarde desta quinta-feira (1º), uma palestra sobre cuidados com explosivos em parceria com o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar de Alagoas. Servidores militares que atuam nos serviços de segurança e guarda judiciária e servidores da empresa terceirizada que atua na execução de serviços gerais no tribunal puderam aprender como proceder caso se deparem com um artefato suspeito.

Na ocasião, o sargento Antônio Apolinário do Esquadrão Anti-Bombas do BOPE, explicou os conceitos sobre terrorismo, artefato real, bomba e simulacro, e mostrou procedimentos de segurança simples de como agir caso encontrem algo suspeito.

Para o coronel Palmeira, Chefe da Assessoria Militar do TJAL, a iniciativa em realizar essa palestra surgiu devido a algumas situações envolvendo explosivos que aconteceram em Maceió. Segundo ele, a intenção é instruir os servidores para que saibam reconhecer e agir diante de situações que surjam fora da normalidade.

“Como estamos em um órgão público é de extrema importância ter cautela com relação a esta temática traz uma segurança maior para os integrantes do Judiciário e para todos que frequentam o tribunal”, disse.

Raimundo Pereira Lima é servidor terceirizado do tribunal e trabalha como jardineiro. Para ele a palestra foi muito esclarecedora já que sua atuação é em uma área externa e por isso ele pode acabar encontrando algum “pacote suspeito” que seja jogado ou deixado lá.

“Na área do jardim eu sempre faço uma varredura para verificar se está tudo normal, mas a partir de agora vou ficar ainda mais atento e cuidadoso. Ao me deparar com algo que esteja fora da normalidade, já sei que não posso mexer e que devo avisar aos meus superiores”, relatou.

Dentro dos procedimentos ensinados pelo sargento Apolinário estão: manter a discrição, isolar a área, comunicar o fato à Assessoria Militar e não causar pânico.

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - SD imprensa@tjal.jus.br