Cidadania e Justiça na Escola realiza 13ª edição do Natal Solidário
Cerca de 160 crianças tiveram seus desejos atendidos pelo Papai Noel; doações de todo o Judiciário tornaram a festa possível
“Cada uma das crianças presenteadas nessa ação é muito amada e cuidada por todos nós que formamos o Judiciário. O Natal Solidário vem como uma demonstração física do nosso afeto, não só com elas, mas com todas as crianças que precisam de nós”. É o que disse a juíza Carolina Valões, coordenadora do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), durante a cerimônia de entrega dos presentes da 13ª edição da campanha Natal Solidário.
Em sua 13ª edição, o projeto apoiado por todo o Poder Judiciário teve como tema “Reconstruindo a esperança”, e foi realizado na segunda-feira (12) no auditório da Esmal. A campanha contemplou 157 crianças, com idades entre 7 e 10 anos, estudantes da Escola Municipal Silvestre Péricles e Escola Estadual Anaias de Lima.
A cerimônia foi iniciada com uma apresentação do Coral do Poder Judiciário, que apresentou músicas natalinas, acompanhado pela voz dos meninos e meninas e das palmas ritmadas. O coral também prestou homenagem à desembargadora Elisabeth Carvalho, diretora-geral da Esmal e fundadora do grupo.

O coral do Poder Judiciário durante apresentação de canções de Natal. Foto: Caio Loureiro.
Entrega dos presentes
Esse ano, cada criança escreveu uma cartinha ao Papai Noel, pedindo o presente que mais queria ganhar no Natal. Essas cartinhas foram disponibilizadas no site da Esmal, onde os magistrados e servidores do Judiciário de Alagoas escolheram e apadrinharam as crianças de acordo com os pedidos. Todas as 157 cartinhas foram apadrinhadas e as crianças receberam seus presentes das mãos do próprio Papai Noel.

Papai Noel do Natal Solidário entregando presente a uma das crianças contempladas. Foto: Caio Loureiro.
“Eu escrevi que queria uma bola, mas não uma normalzinha, queria uma bola couraça. Quando eu abri o presente que o Napai Noel me deu e veio justo o que eu queria, eu quase chorei. Foi o melhor Natal do mundo”, disse o pequeno Deric Gabriel, de 8 anos, aluno do 2º ano da Escola Municipal Silvestre Péricles.
Além dos presentes, as crianças ganharam doces e guloseimas e puderam se divertir nos diversos brinquedos montados no estacionamento da Esmal. Havia uma cama elástica, um escorregador e até mesmo um touro mecânico para fazer a diversão de todos os meninos e meninas contemplados pelo Natal Solidário, tornando esse dia inesquecível.

As crianças se divertiram com os brinquedos montados no estacionamento da Esmal. Foto: Caio Loureiro
“O Natal Solidário é a coroação de todas as ações realizadas durante o ano. É um projeto que realizamos com muito amor, buscando levar para essas crianças um momento único de felicidade, que fique gravado na memória e no coração de cada uma delas”, finalizou Ana Ana Valéria Pitta, servidora da Esmal e integrante da equipe do PCJE.
Apoio
A equipe do Programa Cidadania e Justiça na Escola agradece a todos os desembargadores, magistrados e servidores que contribuíram para a realização do evento. O agradecimento se estende ao cerimonial do TJAL, às lojas Astral Presentes e PH Importados, bem como à empresa Traquinagem. Por fim, o PCJE agradece a todos os servidores da Esmal, que trabalharam para que o evento pudesse acontecer.
Mauricio Santana - Esmal TJAL
imprensa@tjal.jus.br













