Programa Cidadania e Justiça na Escola beneficia ensino de Maceió
Esmal capacitará professores para identificar e livrar alunos de situação de vulnerabilidade social
Elisabeth firma parceria para capacitar professores da rede de ensino de Maceió Caio Loureiro (Dicom/TJ)
A presidente do Tribunal de Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, e o prefeito de Maceió, Cícero Almeida, assinaram, na manhã desta quinta-feira (01), termo de compromisso para implantação em toda a rede municipal de ensino do Programa Cidadania e Justiça na Escola, coordenado pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal).
Através da parceria entre o Judiciário alagoano e o Poder Executivo da capital, a rede de voluntários montada pela coordenação do programa capacitará professores da rede municipal de ensino para que sejam multiplicadores, em sala de aula, de discussões e atividades que aproximem os alunos de conhecimentos específicos sobre direitos e oriente-os a como exercer sua cidadania de forma plena.
Transformação social
Para a juíza Fátima Pirauá, coordenadora de Projetos Especiais da Esmal, o Judiciário exerce seu papel de transformação social quando investe em parcerias para capacitação de professores. “Através do debate em sala de aula, os educadores contribuem para melhorar a realidade social de milhares de alunos em toda a rede municipal de ensino”, explica.
Idealizada com o propósito de formar e capacitar multiplicadores, a rede de voluntários do Programa Cidadania e Justiça na Escola é composta por centenas de profissionais com a missão prioritária de garantir o avanço de ações de combate à violência e ao uso de drogas entre adolescentes matriculados em escolas das redes pública e privada de ensino da capital.
Divisão de responsabilidades
“O Judiciário alagoano exerce seu papel social quando firma parcerias, como esta que estamos viabilizando com a Prefeitura de Maceió, e busca alternativas viáveis para solução de problemas que afligem nossa sociedade”, observa a desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) e também diretora-geral da Esmal.
Também signatário da parceria envolvendo as secretarias Municipais de Educação e Ação Social, o prefeito de Maceió, Cícero Almeida, destacou a divisão de responsabilidades entre o Judiciário e o Executivo Municipal como sendo fator indispensável às ações que objetivam a solução das dificuldades sociais existentes na capital.
Preparo de lideranças
O repasse de informações sobre direitos e deveres sociais aos alunos das escolas da rede municipal de ensino, avalia a secretária municipal de Ação Social Sandra Arcanjo, contribui para o preparo de jovens que, num futuro próximo, ocuparão postos de decisão em todo o Estado. “Sem parceria, não se avança e não se resolvem questões sociais”, reforçou.
Os secretários municipais de Educação, Ricardo Valença, e de Direitos Humanos, Segurança comunitária e Cidadania, Pedro Montenegro, também prestigiaram a assinatura da parceria que pretende tornar a juventude da capital protagonista da cidadania, através do conhecimento de seus direitos e deveres para exercício pleno de sua cidadania.













