Relatório 2022 22/12/2022 - 10:41:15
Dicom produz 91% do conteúdo veiculado sobre o TJAL em sites locais e regionais
Monitoramento de mídia mostra que a Diretoria de Comunicação ampliou divulgação de decisões do 1º Grau em 48%, na comparação com 2021

Presidente do TJAL concede entrevista a jornalistas da Dicom. Presidente do TJAL concede entrevista a jornalistas da Dicom. Foto: Caio Loureiro

Em 2022, 91% de tudo o que saiu na mídia digital sobre o Poder Judiciário de Alagoas teve como origem conteúdos jornalísticos produzidos pela Diretoria de Comunicação do TJAL. Esse foi o terceiro ano consecutivo em que o índice ficou acima dos 90%.

Foram veiculadas nos sites locais e regionais 3.402 matérias relacionadas à Justiça estadual, de acordo com levantamento realizado pela Diretoria. Desse total, 3.098 tiveram como origem textos dos jornalistas da Dicom. 99% das matérias foram neutras ou positivas.

Para o diretor de Comunicação do TJAL, Maikel Marques, a absorção do conteúdo por parte dos veículos digitais reflete a qualidade do material produzido pela Diretoria, que assessora unidades judiciárias e administrativas de 1º e 2º graus.

"Trata-se de um conteúdo de utilidade pública. São informações sobre decisões judiciais ou explicações sobre trâmite processual. Os textos enfatizam a notícia e também têm caráter pedagógico, pois orientam a população sobre direitos e deveres".

As origens dos conteúdos aproveitados pela imprensa são as matérias postadas no site do TJAL. Nos últimos 12 meses, foram 1.260 matérias, sendo 995 institucionais e 163 sobre decisões. Outros 102 conteúdos versavam sobre podcasts e vídeos institucionais.

Em comparação com 2021, a Dicom publicou quase 36% a mais de matérias sobre decisões judiciais. O crescimento mais expressivo foi o de decisões de 1º grau, com elevação de 48%.

"O portal do TJAL tem ampla repercussão interna porque é visto por quase 4 mil colaboradores, na capital e no interior. Advogados, jornalistas e sociedade em geral também consomem o conteúdo informativo produzido pela Dicom", completa Maikel Marques.

As ações da Dicom, que é vinculada à Secretaria Especial da Presidência do TJAL, seguem a resolução nº 85/2009 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a comunicação social no âmbito do Poder Judiciário.

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL DS MM
imprensa@tjal.jus.br