Esmal 09/01/2023 - 15:56:35
Novos juízes do TJAL participam de Formação Inicial promovida pela Esmal
Magistrados empossados pelo presidente Klever Loureiro assumirão unidades após capacitação

Com 488 horas-aula, a formação seguirá até o mês de abril com módulos da Esmal e da Enfam. Com 488 horas-aula, a formação seguirá até o mês de abril com módulos da Esmal e da Enfam. Foto: Adeildo Lobo (Dicom/TJAL)

Os 14 juízes recém-empossados no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) começaram, nesta segunda-feira (9), o 6º Curso Oficial de Formação Inicial para Ingresso na Carreira da Magistratura. Com caráter humanista e interdisciplinar, a formação é promovida pela Escola Superior da Magistratura (Esmal) e segue as diretrizes pedagógicas propostas pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

Durante a aula inaugural, o desembargador Klever Loureiro celebrou o alcance da meta de nomear 26 juízes e encerrar a sua gestão à frente do Judiciário com todas as unidades judiciárias de Alagoas completas. 

“Um dos compromissos que assumi na minha posse, dois anos atrás, foi o de tornar a Justiça mais célere. Havia falta de magistrados nas comarcas, alguns respondiam por três ou quatro unidades. Saio dessa solenidade de alma lavada e com a convicção de ter cumprido o meu dever ”, destacou o presidente. 


Presidente Klever Loureiro nomeou 26 juízes ao longo de seus dois anos de gestão no TJAL. Foto: Adeildo Lobo (Dicom) 

Com 488 horas-aula, a formação seguirá até o mês de abril. Composta por módulos que tratam, dentre outros temas, de Gestão de Pessoas e de unidades de competência cumulativa, de Direitos Humanos, do Código de Normas das Serventias Judiciais, a formação contará ainda com visitas institucionais e atividades práticas supervisionadas por magistrados mais experientes. 

Para a desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, o grupo terá a missão de servir à sociedade com amor, com compaixão e solidariedade. “Todo serviço é grandioso, desde que seja feito com humildade”, pontuou a diretora-geral da Esmal.

Uma das magistradas que irá participar da formação é Priscilla Emanuelle de Melo Cavalcante, aprovada no concurso público concluído no final de 2021. De acordo com ela, o curso também será uma oportunidade de conhecer um pouco do funcionamento interno do Tribunal, da utilização dos sistemas, de ter um primeiro contato com outros servidores e juízes. 

“A expectativa é sair bem preparada, conhecer melhor os colegas da nossa própria turma e ter contato com teorias e práticas que nos ajudarão na judicatura no estado de Alagoas”, observou a magistrada, que iniciará o trabalho na comarca após o curso de formação.
 

Autoridades do Judiciário estiveram na aula inaugural do 6º Curso de Formação Inicial para ingresso na Carreira da Magistratura. Foto: Adeildo Lobo (Dicom)

Lorena Sotto-Mayor, coordenadora geral de cursos da Esmal, explicou que durante o curso os novos juízes irão conhecer a estrutura do estado de Alagoas, as normas internas do Poder Judiciário, os sistemas de automação, a interlocução entre os setores e outras informações práticas sobre o TJAL. 

“Embora os novos colegas já sejam tecnicamente aptos para a função judicante, haja vista que foram aprovados em um concurso público dificílimo, agora a Esmal irá apresentá-los às peculiaridades da Justiça alagoana à rotina do nosso Tribunal”, avaliou a magistrada. 

Participam do curso os juízes substitutos Antônio Iris da Costa Júnior, Charles de Sousa Alves, Danilo Vital de Oliveira, Diego Cadore Pedroso, Emanuel de Andrade Barbosa, Felipe Pacheco Cavalcanti, Felipe Vargas Sampaio dos Santos, Georges Leonardis Gonçalves dos Santos, Jonathan Pablo Araújo, Mário de Medeiros Rocha Filho, Patrícia Siqueira Madureira de Freitas, Pedro Campanholo Marques, Priscilla Emanuelle de Melo Cavalcante e Veridiana Oliveira de Lima. 

Carolina Amancio - Ascom Esmal/ TJAL

(82) 2126- 5378 - imprensa@tjal.jus.br