TJ planeja estrutura para atender pregressos e egressos do presídio do Agreste
‘Escritório Social’, existente em Maceió, deve ser implantado também em Girau do Ponciano, onde está o Presídio
Desembargador Celyrio Adamastor em reunião com Girau do Ponciano e CNJ.
O Tribunal de Justiça de Alagoas planeja a implantação de um Escritório Social no Município de Girau do Ponciano, o que foi tema de reunião nesta quinta-feira (12). A estrutura visa proporcionar, a pregressos e egressos do sistema prisional, capacitação profissional, assistência psicossocial, jurídica e acesso ao mercado de trabalho. O Presídio do Agreste fica localizado na cidade.
O supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário de Alagoas (GMF), desembargador Celyrio Adamastor, reuniu-se com representantes da Prefeitura de Girau do Ponciano e o Programa Fazendo Justiça, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O desembargador explicou que este é um segundo passo da experiência do Escritório Social em Alagoas, que já funciona na Capital.
“Estamos ampliando os horizontes para atender os apenados e respectivos familiares de uma unidade prisional com quase mil pessoas reclusas. O potencial impacto positivo é enorme. Pela postura colaborativa do Município, que pudemos perceber hoje, certamente será um processo célere e eficiente”, afirmou Adamastor.
O prefeito Davi Barros parabenizou o CNJ e o supervisor do GMF pela iniciativa. “Estamos discutindo uma modelagem, mas o Município deve provavelmente arcar com a estrutura física, servidores e oferecer as capacitações”, adiantou o prefeito. O secretário de Assistência Social, Jarbas Rocha, e o procurador do Município, Alexandre Lima, também participaram do encontro.
Ana Pereira, coordenadora estadual do programa Fazendo Justiça, afirmou que a interiorização das políticas para egressos é o foco do CNJ neste segundo momento. “Teremos na cidade equipe com assistente social, psicólogo, advogado, pedagogo, para atender as demandas trazidas por esse público e fazer o encaminhamento para a rede de atenção”, detalhou a coordenadora.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - IN
imprensa@tjal.jus.br














