TJ traça novas metas para setor de Tecnologia da Informação
Capacitação de pessoal e investimento em recursos materiais foram propostos
Servidores da Diati apresentam reestruturação do setor à presidência do TJ/AL Caio Loureiro
Técnicos que compõem a Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação (Diati), se reuniram nesta terça-feira (02), com a desembargadora Elisabeth Carvalho, presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), e membros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A reunião, ocorrida no gabinete da presidência, objetivou a apresentação de um projeto de restruturação do organograma da Diati, visando a diminuição de custos para o Judiciário e a qualificação de todo o pessoal da diretoria.
A Diati apresentou à presidência um novo organograma mais específico e detalhado dos funcionários, com o objetivo de otimizar o trabalho desenvolvido pela diretoria. A descentralização do serviço é uma das estratégias dos responsáveis pelo projeto para torná-lo mais eficiente.
Uma das questões levantadas pela Diati foi a necessidade de ampliação do seu quadro de funcionários, que atualmente é de 35 pessoas, mas que necessita de 69 servidores para execução do projeto. E também de recursos materiais, como carros para desempenho das tarefas nos diferentes fóruns e Varas da Capital e do interior
A desembargadora-presidente percebeu a importância do projeto. “Obviamente que com essas inovações haverá uma grande melhoria dos servidos prestados pela Diati, e isso trará benefícios para todo o Judiciário alagoano”, concordou.
Melhorias importantes para o Judiciário
A Diati vem se expandindo desde 2007, quando atendia apenas as comarcas da Capital. A partir de 2008, porém, o sistema alcançou o interior do Estado, e agora em 2009 já atende a toda Alagoas. “Em duas ou três gestões, o TJ/AL expandiu demais suas ações e por isso a necessidade da implantação dessas melhorias”, corroborou Alexandre Lenine Pereira, juiz auxiliar da presidência.
O objetivo da reorganização do organograma da Diati é a continuação da demanda já existente, porém de forma organizada e inteligente, para tanto será implantada uma gerência de planejamento estratégico, que será responsável por toda a parte da inteligência, enquanto os demais funcionários operarão a demanda.
Para Bruno Cunha, integrante do CNJ responsável pela área de Tecnologia da Informação, “é preciso dinamizar, projetizar e profissionalizar a Diati. Com o setor de informática reconfigurado dessa forma, os ganhos serão em todos os sentidos, principalmente na diminuição de custos, arrecadação e melhor prestação de serviço ao Judiciário”, explicou.
Também será promovido o treinamento de todo o pessoal de informática do Judiciário alagoano, com a capacitação de agentes multiplicadores que farão o trabalho de capacitação dos servidores do interior.
Ao final da reunião, o servidor Cassio Fabiano Rodrigues foi empossado como novo diretor adjunto de Tecnologia da Informação do TJ/AL. Na próxima sexta-feira (09), a Diati se reunirá mais uma vez com a presidente Elisabeth Carvalho e os membros do CNJ, quando serão apresentados novos planejamentos para execução do projeto de melhoria de todo o sistema de informática do TJ/AL.













