Tecnologia 31/01/2023 - 16:27:11
TJAL adotará Zoom como plataforma para transmissão de sessões
Sistema traz praticidade e oferece mais recursos aos usuários; testes começam na segunda (6) na Seção Especializada Cível

Sessões de julgamento do TJAL serão transmitidas pelo Zoom. Sessões de julgamento do TJAL serão transmitidas pelo Zoom. Foto: Caio Loureiro.

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) deixará de utilizar o sistema Polycom e adotará o Zoom para transmitir suas sessões de julgamento. A migração vai começar por um projeto-piloto na Seção Especializada Cível, na próxima segunda-feira (6), passando posteriormente para os demais órgãos colegiados da Corte tão logo esteja plenamente em funcionamento.

O objetivo é trazer mais praticidade e oferecer mais recursos aos desembargadores, advogados e demais participantes das sessões. O anúncio da mudança foi feito pelo presidente Fernando Tourinho, durante sessão do Pleno nesta terça-feira (31).

“O sistema Zoom é mais moderno, tem maior e melhor funcionalidade e tornará a entrega da prestação jurisdicional ainda mais moderna e eficaz”, destacou o desembargador. 


Desembargador Fernando Tourinho anunciou a utilização da plataforma nesta terça (31). Foto: Caio Loureiro. 


Para os advogados, não haverá mudança na questão das sustentações orais. De acordo com o diretor de Tecnologia do Tribunal, José Baptista Neto, a marcação continuará a ser feita via agendamento no site do TJAL, no prazo de 48 horas antes das sessões de julgamento. 

“As senhas continuarão a ser geradas pelo sistema de sustentação oral já utilizado. A priori não vai mudar para o advogado. Ele clica no banner de agendamento, preenche login e senha, seleciona a Câmara na qual deseja fazer sustentação, clica no dia da sessão e coloca as informações do processo. Ele vai receber uma senha para fazer uso no dia e na hora da sustentação”, explicou o diretor de Tecnologia do TJAL, José Baptista Neto. O manual de agendamento para sustentação oral pode ser conferido aqui.

Ainda segundo o diretor, o Zoom já vem sendo utilizado nas audiências do primeiro grau. “A ideia do Tribunal é padronizar, de forma que os advogados não tenham dificuldade de transitar do primeiro para o segundo grau”.

A Presidência do TJAL comunicará a Ordem dos Advogados (OAB/AL), Ministério Público (MP/AL) e demais usuários da plataforma sobre a mudança.

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - DS
imprensa@tjal.jus.br